Categorias: ArtigosNeurologia

Alimentação e qualidade de vida da criança portadora de NPC

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Por Simone Amorim,
Neurologista Infantil

Penosa para a criança, a Doença de Niemann Pick C (NPC) suscita uma série de dúvidas entre pais, educadores e cuidadores, de uma forma geral. Por ser rara e requerer uma investigação diagnóstica muito específica, a síndrome é desconhecida da maioria das pessoas e, por isso, uma vez diante da confirmação do diagnóstico, é normal que as pessoas que cercam a criança não saibam exatamente o que fazer para ajudá-la a ter uma melhor qualidade de vida, dentro das suas possibilidades.

Os pacientes de NPC-I têm excesso de uma substância gordurosa (glicosfingolipides) no organismo. Este é o principal problema em nível metabólico dessas crianças, levando a complicações na área neurológica (ao longo da infância, é verificado um grave retardo do desenvolvimento neuropsicomotor).

Hoje já existe medicação para ajudar a controlar a presença dessa substância excessiva no organismo da criança portadora de NPC, o que contribui para um controle da doença e melhorias no quadro geral do paciente.

Aliado a isso, é importante que a família esteja bem orientada quanto às limitações e cuidados especiais que essa criança exige, bem como em relação à sua alimentação. Esse quesito pode fazer uma enorme diferença na qualidade de vida dessa criança.

A medicação, que é importante no tratamento, traz efeitos colaterais que podem ser minimizados com uma alimentação adequada e, para além disso, o organismo da criança portadora de NPC tem limitações para a ingestão de determinadas substâncias, que podem agravar o seu quadro. Porém, montar uma dieta equilibrada, saudável e, principalmente, gostosa para a criança é possível, a partir de simples trocas e substituições no cardápio.

Em linhas gerais, para a criança em tratamento é recomendado evitar todo tipo de massa branca (pão branco, macarrão, bolos, etc.), alimentos adoçados com açúcar em geral e alimentos que contenham lactose (praticamente todos os produtos lácteos).

Já as massas integrais (pães, macarrão e bolos feitos com farinha integral), os alimentos adoçados com adoçante e as bebidas à base de soja (“leite”, iogurtes e queijos), por exemplo, podem ser consumidos, com moderação. Também estão no grupo de alimentos que podem ser administrados com moderação a batata e o arroz integral.

Para essas crianças, normalmente estão liberadas as frutas (à exceção da banana, do pêssego e das frutas secas), os ovos, as castanhas, as nozes e as sementes. Em termos de carnes, é preciso dar preferência às magras e, de óleos, optar pela preparação com os de soja, cártamo ou margarinas.

Vale ressaltar que contar com uma rede profissional de apoio é fundamental para o plano de cuidados que a família irá montar para a criança com NPC. Além do acompanhamento clínico com o Neurologista Infantil, a composição do cardápio diário pode ser feita com a ajuda de um Nutricionista, o que deixará a família mais segura.

Mesmo diante das limitações que a doença impõe, a criança portadora de NPC, certamente, ficará mais disposta e com menos efeitos adversos, como náuseas e diarreias, se sua alimentação for ao mesmo tempo saudável, gostosa e divertida. Com as informações adequadas, isso é possível.

Muitas informações úteis sobre NPC, também estão disponíveis na comunidade virtual dos familiares de portadores da doença, em www.niemannpickbrasil.blogspot.com.br.

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

8 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

8 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás