Categorias: Notícias

Especialista compartilha experiência para a prevenção do AVC infantil

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

A neurologista infantil Rejane Macedo, integrante do Corpo Clínico da Vita, dará uma aula para outros especialistas sobre a importância e a condução do exame Doppler Transcraniano para a prevenção de Acidente Vascular  Cerebral (AVC) em crianças que sofrem de anemia falciforme.

O evento será nesta sexta-feira, dia 19, como parte integrante do II Encontro do Comitê de Hematologia e Hemoterapia Pediátrica da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH).

A médica, que mantém na Clínica Vita um programa especial para o atendimento de crianças e jovens falcêmicos com idades entre 2 e 16 anos, explica que o AVC é uma complicação comum e de alto risco para esses pacientes, e que, atualmente, o  Doppler Transcraniano é o método preventivo mais indicado.

“O ideal é que o exame seja realizado, no mínimo, uma vez por ano, sendo que, em alguns casos, ele deve ser repetido em intervalos mais curtos, podendo ser feito até mesmo a cada 30 dias”, destaca.

Dra. Rejane, durante a realização de um exame. FOTO: acervo pessoal.

O objetivo do procedimento é a avaliação do fluxo sanguíneo e do estado dos principais vasos cerebrais.

Na anemia falciforme, as hemácias (células vermelhas) assumem formas de “foices” (daí o nome falciforme), ficando rígidas, alongadas e recurvadas, com extremidades pontiagudas. Essas células tendem a se agrupar, causando uma inflamação na parede dos vasos cerebrais (vasculopatia), levando ao bloqueio ou à redução do fluxo sanguíneo do cérebro, conforme explica a especialista.

Um dado preocupante, segundo a médica, é que, apesar de ser imprescindível para as crianças e jovens falcêmicos, o exame preventivo nem sempre é realizado, por causa de fatores como a falta de orientação adequada e, também, a falta de recursos financeiros e de dificuldades de acesso aos locais que realizam o procedimento.

“É importantíssimo que pediatras e demais médicos que tenham contato com essas crianças façam o alerta e a conscientização junto às famílias desses pacientes”, ressalta Rejane. “Na outra ponta, também é necessário empreendermos ações que possibilitem um maior acesso ao procedimento”, complementa.

Essa foi uma das razões que levaram a especialista e a Clínica Vita a montarem juntas um programa de acompanhamento para o paciente falcêmico infanto-juvenil, oferecendo condições especiais de pagamento às famílias que não tenham convênios médicos ou cujos convênios não cubram o exame.

Rejane ressalta que, embora o exame seja realizado na rede pública, ele está disponível em poucos hospitais, que não são capazes de dar conta de toda a demanda.

 SINTOMAS DO AVC INFANTIL

Assim como nos adultos, o AVC infantil pode deixar sequelas severas, levar ao coma ou até mesmo à morte. Crianças que fazem parte de grupos de risco devem ser submetidas a um rigoroso acompanhamento preventivo. Além disso, a família deve estar atenta a sintomas do quadro e procurar logo um pronto atendimento, caso sejam observadas situações como:

– Dificuldade súbita para caminhar, para mexer um ou ambos os braços, ou mesmo um dos lados do corpo;
– Salivação excessiva e dificuldade para falar e engolir;
– Sonolência inexplicável;
– Crise epiléptica;
– Perda de sensibilidade ou confusão mental.

 

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

7 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

7 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás