Categorias: NeurologiaNotícias

Especialista lança formação médica focada na terapêutica com toxina botulínica

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

A demanda pela terapêutica com toxina botulínica em pacientes com comprometimentos neurológicos é, atualmente, maior do que a oferta de mão de obra médica capacitada para essa área no Brasil. Diante dessa realidade, a neurofisiologista e neurologista infantil Simone Amorim, que acumula 18 anos de experiência nesse segmento, desenvolveu e lançou o curso MEDTOXIN, voltado para médicos de todo o país, interessados em uma introdução sólida e bem fundamentada nesse segmento.

O MEDTOXIN é o primeiro curso de um sistema de Educação Médica Continuada em Toxina Botulínica, desenvolvido pela neurologista Simone Amorim

A proposta, segundo a especialista, é oferecer um sistema de Educação Médica Continuada em Toxina Botulínica na Neurologia. Sendo assim, o curso introdutório, em formato on-line, visa ser uma porta de entrada segura para o médico que deseja se qualificar nessa área.

“Eu chamo de curso teórico-prático, porque são mais de 15 horas de aulas, embasadas na literatura atualizada sobre o tema, juntamente com demonstrações de como eu atuo na prática, aqui na Clínica Vita”, explica ela, salientando que já tem recebido excelentes feedbacks.

Módulos e materiais

O curso é composto por 10 módulos, com videoaulas e materiais de apoio para download e utilização pelos alunos. Ao final do ciclo de aprendizagem, o objetivo é levar o médico participante a dominar os fundamentos essenciais da terapêutica com toxina botulínica na área neurológica, sabendo reconhecer os aspectos essenciais para a sua indicação.

Segundo Simone, a partir desse ponto, o profissional encontra-se apto para se aprofundar nos treinamentos para a habilitação prática. A médica adianta que em 2023 serão abertas turmas de formação prático-presencial nas instalações da Clínica Vita. “Quem está participando da parte on-line agora sai na frente para o treinamento prático, pois ter essa base é um pré-requisito”, informa.

Longa trajetória e histórico de pioneirismo

Sócia-fundadora e diretora Clínica da Vita Medicina há 13 anos, Simone salienta que hoje este é o maior serviço privado ativo de terapêutica com toxina botulínica na área neurológica no Brasil. No início, pouco se falava sobre esse tratamento, até mesmo no meio médico. A especialista lembra que foi a primeira neurologista infantil a trabalhar com essa terapêutica em crianças em São Paulo e uma das primeiras no país.

Dra. Simone e a enfermeira Tuane Pacheco têm uma longa trajetória percorrida na implementação do serviço de toxina botulínica na Clínica Vita

Apesar das pesquisas e das evidências sobre a viabilidade do uso da toxina botulínica na Neurologia já terem uma trajetória de mais de 40 anos, foi nesta última década que a terapêutica ganhou força e se popularizou. Conforme observa Simone, foi preciso o meio médico ver em casos reais como o tratamento pode ajudar pacientes com Paralisia Cerebral ou na reabilitação pós-AVC, por exemplo, para se atentar para a sua importância.

Na Clínica Vita, o serviço começou pequeno, apenas com a Dra. Simone Amorim, auxiliada pela enfermeira Tuane Pacheco. Hoje, a equipe conta com cerca de 20 especialistas e mais duas profissionais de Enfermagem. “E é com uma imensa alegria que vemos pacientes que são acompanhados há mais de uma década não hesitarem em falar do divisor de águas que o tratamento foi em suas vidas”, enfatiza Simone.

Serviço de referência

A médica revela ainda que, diariamente, costuma ser abordada por colegas de várias partes do país, que desejam saber mais sobre como implementar as terapêuticas com toxina botulínica em seus consultórios. “Os profissionais estão sentindo essa necessidade, até porque os pacientes hoje já pedem por isso. Eu fico muito feliz de compartilhar os meus conhecimentos e de saber que a Clínica Vita é uma referência nacional nessa área”, observa Simone.

Além do foco na condução terapêutica em si, o MEDTOXIN visa oferecer ao participante uma visão sobre as componentes de um serviço médico de excelência. Alta qualidade e eficiência nos serviços de Medicina são compromissos expressos na missão da Clínica Vita, desde a sua abertura.

QUEM PODE PARTICIPAR DO CURSO?

Médicos de qualquer especialidade, com CRM ativo.

A FORMAÇÃO HABILITA O MÉDICO A INJETAR A TOXINA BOTULÍNICA?

Para realizar a terapêutica, é necessário participar de uma formação prática presencial. Mas o conhecimento teórico é um pré-requisito indispensável. Sendo assim, o MEDTOXIN visa ser uma porta de entrada segura para o médico que deseja se qualificar nessa área.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS SITUAÇÕES CLÍNICAS EM QUE A TERAPÊUTICA COM TB TEM INDICAÇÃO?

• Distonias (movimentos involuntários);
• Espasticidade;
• Sialorreia (extravasamento de saliva devido à falta de controle dos músculos orofaciais ou incapacidade de deglutição);
• Torcicolo espasmódico;
• Blefaroespasmo (espaSmos nas pálpebras);
• Câimbra do escrivão (distonia de tarefa específica, quando a mão ou todo o membro superior adotam uma postura anormal ao escrever);
• Distonia de pé (postura anormal de um pé e um sintoma muito comum na Doença de Parkinson);
• Bruxismo;
• Enxaqueca;
• Dores neuropáticas.

Os sintomas do tipo hipertonia e sialorreia podem ser gerados por uma infinidade de situações, sendo que entre as mais comuns estão lesões adquiridas no sistema nervoso central, as doenças de ordem genética, as sequelas de quadros infecciosos, as complicações de parto, os traumas cerebrais e os quadros neurodegenerativos em geral. A título de exemplo, podemos citar, então:

• Paralisia cerebral;
• Síndromes metabólicas;
• Doença de Parkinson;
• Esclerose lateral amiotrófica (ELA);
• Doenças neurodegenerativas;
• Sequelas de acidente vascular cerebral (AVC).

Essa publicação foi atualizada em 18 de novembro de 2022 12:40

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

8 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

8 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás