Categorias: DestaquesDicas

Fonoaudiólogo: um profissional de saúde que deve acompanhar todas as etapas da vida

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Pense em uma área da saúde que dá suporte ao paciente, desde o nascimento até os seus últimos suspiros. Acertou, se você apostou na Fonoaudiologia. Do Teste da Orelhinha e do apoio para a adaptação ao aleitamento materno, até aos cuidados específicos com o paciente geriátrico e o acompanhamento dos indivíduos de qualquer idade que se encontrem hospitalizados (inclusive em UTIs), os profissionais dessa área têm muito o que fazer pelas pessoas de todas as faixas etárias, com intervenções que não só contribuem para uma melhor qualidade de vida, como podem, em muitos casos, mudar muitas histórias.

Nos três links que compartilhamos a seguir, as fonoaudiólogas integrantes do Corpo Clínico da Vita expõem de forma muito esclarecedora como os profissionais da área têm, cada vez mais, feito a diferença na vida de tantas pessoas. Muito disso deve-se a um maior conhecimento por parte da população em geral e também dos profissionais de saúde, sobre a importância das avaliações e intervenções fonoaudiológicas precoces, nos mais diversos casos.

 

Fga. Beatriz: “suporte fonoaudiológico é essencial em todas as etapas da vida”

CLICANDO AQUI NESTE LINK, você acompanha as explicações da fonoaudióloga Beatriz Cantarino sobre o tema: “O fonoaudiólogo nas diversas etapas da vida”. Nesta entrevista, ela detalha a importância do acompanhamento fonoaudiológico já desde a primeira semana de vida do bebê e, depois, no desenvolvimento da fala e na aquisição da linguagem, além de trazer também informações surpreendentes sobre as intervenções possíveis nos casos de problemas com a leitura escrita. Na idade adulta, a especialista destaca ainda a relevância cada vez maior do suporte fonoaudiológico, frente às possibilidades abertas pelas redes sociais e pelos canais digitais de comunicação. Hoje em dia, não são apenas os cantores, locutores e radialistas que necessitam conhecer técnicas de colocação e cuidados com a voz. Os chamados influenciadores digitais e todos os profissionais que se utilizam desses canais para se comunicar com os seus públicos também podem melhorar muito a sua performance com a ajuda de um fonoaudiólogo!

Fga. Taís: “a perda auditiva é uma das prioridades do século da OMS”

Já aqui NESTE LINK, a especialista em Audiologia Taís Picinini dá explicações detalhadas sobre um quadro clínico muito comum, que causa grande impacto na vida dos pacientes, mas que é ainda pouco conhecido: o Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), na live “Audiologia – uma área de atuação que também ensina a ouvir”, salientando, inclusive, que TODAS as pessoas podem passar por avaliações e participar de treinamentos que visem “refinar” as suas habilidades de audição. A profissional também sublinha o fato da perda auditiva ser uma das prioridades do século, para a Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso, conforme destaca a fonoaudióloga, mostra o quanto problemas de audição podem afetar a qualidade de vida das pessoas de todas as idades.

Fga. Simone: “a neuroplasticidade como aliada nos processos terapêuticos”

A fonoaudióloga Simone Sperança fechou a rodada especial de lives com as especialistas, falando sobre “Fonoaudiologia & cérebro – desafios da Neurorreabilitação”O bate-papo pode ser visto na íntegra aqui, NESTE LINK. Na entrevista, ela explica o papel essencial do fonoaudiólogo nos cuidados com os pacientes com quadros neurológicos crônicos, salientando uma curiosidade: a música também pode ser utilizada como um interessante recurso terapêutico nesses casos.

Essa publicação foi atualizada em 19 de fevereiro de 2021 12:39

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

7 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

7 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás