Categorias: DestaquesNotícias

Manter a mente ativa é a melhor estratégia contra o Alzheimer

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Nesta semana, cientistas espanhóis anunciaram que, em 10 anos, é bem possível que já esteja no mercado uma vacina que poderá prevenir o aparecimento do Mal de Alzheimer.

Acostumada a lidar com pacientes que têm a doença, a neuropsicóloga Marina Alves comemora a notícia, mas ressalta que, mesmo se essa possibilidade se concretizar, a principal prevenção continuará a ser a de manter a mente ativa.

“Sabemos hoje que o Mal de Alzheimer normalmente acontece quando o indivíduo tem poucas reservas cognitivas. Isso significa que, quanto mais exercitamos o cérebro, melhor”, afirma.

Basicamente, o que ocorre com a pessoa que sofre do Mal de Alzheimer é uma dificuldade na formação de sinapses. Isto é, a “ligação” entre as células do cérebro torna-se deficiente e, sem isso, todo o seu funcionamento fica comprometido.

“Sabemos que existe uma probabilidade genética da pessoa ter a doença. Há também quadros pós Acidentes Vasculares Cerebrais ou pós Traumatismos Cranianos, por exemplo, onde a pessoa desenvolve o Alzheimer. Essa probabilidade pode ser apontada através da avaliação neuropsicológica e, com o auxílio de um neurologista, o tratamento é feito para não deixar o quadro progredir e deixar que a doença chegue no seu grau mais avançado”, explica Marina.

Em todas as situações, segundo a especialista, o mais importante é sempre oferecer estímulos ao cérebro. Leitura, jogos de raciocínio e palavras cruzadas são estratégias válidas nesse sentido, assim como uma vida social ativa.

Conversar, ter amigos, participar de atividades em grupo e também manter-se ativo fisicamente, dentro de suas possibilidades, são fatores fundamentais para o idoso. “Contra o Alzheimer, mesmo com o advento de uma vacina, será fundamental a prevenção e o tratamento adequado”, ressalta Marina Alves.

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

4 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

5 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás