Categorias: Artigos

Mudança de hábito – Dia Mundial do Diabetes

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe
Saia da sua zona de conforto e assuma novos hábitos para evitar o Diabetes

Hábito: tendência ou comportamento que resulta da repetição freqüente de certos atos. Pode ser inconsciente, consciente e até patológico em certas situações.  Todos temos hábitos, desde os mais simples como tomar banho até os mais “complexos” como a rotina do dia a dia. Em sua grande maioria, ele é inconsciente. Repetimos a mesma ação diariamente sem perceber.

Com a alimentação não é diferente. Ela é um hábito O que comemos e o nossos gostos são de alguma forma inerentes, não pensamos sobre isso. Você, por acaso, reflete sempre que vai fazer compras ou já sabe exatamente o que comprar?  Normamente já temos uma lista pronta, o que é certo, mas não pensamos no que é adequado para nós, ou melhor, ignoramos. E isso tem uma explicação!

O comportamento humano tende a ser passivo. Pela Psicologia, buscamos sempre estar em uma zona de conforto, onde existe uma certa segurança . Não queremos problemas! Só conseguimos nos movimentar quando algo afeta essa zona de conforto: uma doença na família, desemprego, fim de relacionamentos. Muitas pessoas só conseguem agir a partir do momento que algo abala o seu mundo.

Essa é a ideia do Dia Mundial do Diabetes: abalar o seu mundo. É o dia  das pessoas saírem da inércia, tomarem conhecimento e não esperarem ter a doença para que comecem a agir.

Hoje, só nos EUA existem quase 26 milhões de diabéticos e quase 80 milhões de pré-diabéticos. Atingimos hoje, números esperados apenas para 2025.  Não conseguiremos reduzir esse numero visando os próprios diabéticos e sim, toda a população.

Temos que sair da nossa zona de conforto, temos que movimentar mais, comer melhor, nos informar mais sobre o que pode acontecer. Temos que alterar nossos hábitos, permitir que isso aconteça, mesmo que isso seja difícil! Procure ajuda!

Dia 14 de Novembro – Dia Mundial do Diabetes

Informe-se: www.diabetes.org.br

Dr. Danilo Aranha.

O autor é endocrinologista, membro do grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do HC- FMUSP e integra o corpo clínico da Clínica Vita.

Confira na página da Clínica Vita no Facebook 10 regras de ouro para começar a seguir já e se prevenir contra o Diabetes.

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

7 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

7 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás