Categorias: DestaquesNotícias

Música auxilia no alívio da dor

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Que a música faz um bem danado para aquelas dores que são mais da alma do que do corpo, ninguém tem dúvida. É defesa eficaz contra o baixo-astral e pronto. Porém, com ajuda de profissionais especializados, sons e ritmos também podem ajudar a trazer alívio para as dores físicas, conforme esclarece a musicoterapeuta Cláudia Murakami.

Segundo a especialista, uma música agradável ao indivíduo é capaz de promover reações cerebrais que “trocam” o foco da dor. De forma simplificada, podemos dizer que a atenção do paciente é retirada do processo doloroso e levada para a sensação prazerosa através dos sons. “Os efeitos positivos da música na diminuição da dor já foram comprovados cientificamente”, observa a especialista, que também é pedagoga e já trabalha com Musicoterapia há 7 anos.

A Musicoterapia, explica Cláudia, destina-se a todas as pessoas que visam melhorar a qualidade de vida e suas condições integralmente, nas áreas motora, sensorial, emocional, e ou cognitiva/psíquica. “O trabalho busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo, através de prevenção, reabilitação ou tratamento”, diz.

Pacientes com quadros como depressão, Alzheimer, deficiências mentais e físicas estão entre os que podem receber grande auxílio do musicoterapeuta. Também estão nesta lista aqueles que estão passando por tratamentos oncológicos, Hemodiálise ou processos prolongados de Fisioterapia, por exemplo.

Quem acompanha o Blog da Vita, já teve oportunidade de conferir alguns posts que ressaltam a importante relação da música com a saúde. Já falamos, por exemplo, do fato dela ser uma componente de destaque também no processo de aprendizagem infantil (clique aqui para ver o post). Assim, neste 15 de Setembro, Dia do Musicoterapeuta, o blog retoma o assunto também como uma forma de parabenizar a todos os profissionais da área. Mais informações sobre Musicoterapia estão disponíveis em http://vitaclinica.com.br/musicoterapia.php.

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

9 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

10 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

2 anos atrás