Blog da Vita

Nutricionista da Vita na mais famosa prova de ciclismo do planeta

2013-05-24T00:00:00+00:00 24 de maio de 2013|Notícias|0 Comments

serenaEspecialista em nutrição esportiva, a nutricionista Serena del Favero, que integra o Corpo Clínico da Vita, está embarcando hoje para os Estados Unidos para compor a equipe de profissionais responsável pelos atletas do time “Vencendo Desafios Team Brasil”, que participarão da Race Across América (RAAM). O evento é um dos mais importantes do ciclismo internacional, e os atletas têm no máximo 15 dias para pedalar da costa oeste para a costa leste norte-americana em jornadas diurnas e noturnas.

“Como esses atletas pedalam durantes dias, sem muito tempo para descansar, a nutrição é de fundamental importância para garantir a melhor recuperação muscular possível de forma que o atleta consiga terminar a prova”, explica Serena.

Segundo a nutricionista, a hidratação é um fator que deve receber atenção redobrada em provas como essa. Muitos atletas desidratam durante esse tipo de prova e são obrigados a desistir.

“A hidratação é importante pois reduções do conteúdo hídrico, mesmo em pequenas quantidades (redução de 2% do peso corporal) já são capazes de afetar negativamente as adaptações fisiológicas e metabólicas diante do exercício e limitar a capacidade de desempenho”, explica Serena.

Além disso, as variações de altitude e de temperatura ao longo do trajeto são dois outros grandes desafios. “Durante a prova, os atletas passam do nível do mar a altitudes de até 8mil pés, e do calor da Califórnia para o frio do Colorado. Efeitos deletérios causados por essas alterações podem ser amenizados com uma alimentação correta”, detalha.

A RAAM terá início no dia 11 de junho apara atletas solo e dia 15 de junho para equipes de 2, 4 e 8 atletas. O percurso total é de 5 mil quilômetros, atravessando 12 estados norte-americanos. A RAAM é considerada a prova de ciclismo endurence mais famosa do planeta.

A equipe do blog fica aqui na torcida para que seja realizado um belíssimo evento, desejando boa sorte a todos.

TRAJETO DO RAAM

circuito raam

Leave A Comment