Categorias: ArtigosDestaques

O que são hemorroidas?

Produzido por
Dra. Beatriz Camargo

Cirurgiã do Aparelho Digestivo e Coloproctologista

Compartilhe

Beatriz Camargo Azevedo,
Cirurgiã do aparelho digestivo e coloproctologista

O que são hemorroidas? Quem não conhece alguém que já teve essa doença? Que já foi operado ou que já procurou o médico por causa do problema?

Na verdade, hemorroidas são coxins vasculares que têm a função de fazer um ajuste final da continência das fezes. Essas veias esvaziam no final da evacuação e voltam a encher após a passagem das fezes.

Os problemas acontecem quando há um afrouxamento dos tecidos que sustentam essas veias, fazendo com que elas se desloquem da sua posição original. Aí, surge a doença hemorroidária.

Os sintomas são diversos. Os mais comuns são sangramentos e prolapso (exteriorização das hemorroidas pelo canal anal).

O sangramento é o sintoma mais comum e, no geral, está relacionado à evacuação, acontecendo logo após a limpeza com papel ou gotejando no vaso sanitário com aspecto de “sangue vivo”.

Mas por que essa doença acontece?

Existem diversos motivos para o aparecimento das tão temidas hemorroidas, entre eles estão: tendência genética, aumento abrupto de peso e aumento da pressão abdominal (como na gravidez, por exemplo).

Mas, sem dúvida, as causas mais frequentes são as alterações do hábito intestinal, principalmente a constipação (prisão de ventre). Quem tem intestino preso, tem que fazer muita força para evacuar forçando o tecido hemorroidário.

Além disso, fezes muito ressecadas podem ulcerar essas pequenas veias, causando sangramento.

Em alguns casos, a doença é de tratamento clínico, com laxativos para melhorar o trânsito intestinal e pomadas de uso tópico. Porém, em outros casos, há necessidade de intervenções cirúrgicas. Só um profissional capacitado pode prescrever o tratamento adequado.

É preciso lembrar que existem outros problemas que podem causar os mesmos sintomas, alguns deles muito graves, tais como o câncer do reto.

Por isso, ignorar os problemas relacionados à evacuação, seja por medo ou por vergonha, é algo que pode trazer serias consequências. Para uma avaliação correta, o ideal é procurar um proctologista!

Essa publicação foi atualizada em 26 de agosto de 2019 12:46

As opiniões expressas nesse artigo são de responsabilidade de seus respectivos autores.
Caso deseje entrar em contato conosco, escreva para blogdavita@vitaclinica.com.br
Produzido por
Dra. Beatriz Camargo

Cirurgiã do Aparelho Digestivo e Coloproctologista

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

9 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

9 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

2 anos atrás