Andréa Della Ripa,
Nutricionista

Praticamente todas as pessoas, de todas as idades, podem se beneficiar de atendimentos de Nutrição Clínica, pois, além da perda ou do ganho de peso, isso é algo que visa a qualidade de vida, de uma forma geral. Por isso, o acompanhamento nutricional é também importantíssimo para quem enfrenta qualquer tipo de quadro crônico ou que esteja inserido em grupos de risco com potenciais para desenvolvê-los.

nutri cronicos1 1024x682 Plano alimentar individualizado favorece o paciente crônico

A consistência apropriada, as quantidades ideais, associadas a uma boa apresentação são tão importantes quanto a escolha adequada dos alimentos

Dentro de uma equipe multidisciplinar, como acontece nas abordagens voltadas para o campo da Neurorreabilitação, o nutricionista tem um papel estratégico na manutenção do bem-estar do paciente assistido.

A escolha correta dos alimentos, a sua consistência apropriada, as quantidades ideais, associadas a uma boa apresentação dos pratos, são aspectos essenciais para que a alimentação do paciente não deixe de ser prazerosa, ao mesmo tempo em que se mantém equilibrada e nutritiva.

Afinal, a ingestão adequada de nutrientes é essencial para as respostas do organismo aos tratamentos ministrados.

Sem o devido acompanhamento nutricional, pacientes com dificuldades de deglutição ou com alguma alteração neurológica, por diferentes causas (sequelas de AVC, doenças neurodegenerativas, paralisias, etc.) que venham a limitar algum processo associado à alimentação, tendem a reduzir a variedade de alimentos, uma vez que necessitam optar por aqueles mais fáceis de mastigar e de engolir. O risco aí é o de uma dieta empobrecida, mesmo havendo todo o carinho e cuidado da família e dos cuidadores.

Esse é o momento em que a nutricionista pode fazer toda a diferença: sugerindo variações na dieta, alternativas de preparação e, até mesmo, promovendo substituições que permitirão alterações de sabores, cores e texturas que estimularão mais e melhor esses indivíduos a consumir os nutrientes de que tanto necessitam.

Além disso, temos diversos quadros clínicos que predispõem a reações específicas. Comprometimentos neurológicos, determinadas doenças neurodegenerativas ou os próprios tratamentos desses quadros implicam, muitas vezes, em tendências à constipação, diarreia ou algum outro sintoma. A composição da dieta tem de levar essas variáveis em consideração, sem empobrecer o seu valor nutricional.

Em suma: a nutrição trabalha essencialmente com o alimento e as suas funções no organismo. Essa é a essência dessa ciência. Quando uma alimentação bem equilibrada e balanceada não é suficiente para suprir todas as necessidades do indivíduo, recorremos aos suplementos, que jamais devem ser administrados de forma dissociada de todo o plano terapêutico do paciente. Esse é o princípio de um acompanhamento multidisciplinar bem-alinhado, que vise tanto a saúde quanto a qualidade de vida do paciente crônico.

Na verdade, vale lembrar aqui que a prevenção de diversos sintomas por meio de uma alimentação adequada é válida para todo mundo. Esse é sempre um fator que pode ser um ponto de viragem para uma vida mais plena e saudável para qualquer pessoa!

Neste vídeo com a Dra. Simone Amorim, diretora clínica da Vita, falamos mais sobre a importância do acompanhamento nutricional na Neurorreabilitação: