Trabalho em conjunto é a palavra-chave

Produzido por
Dra. Simone Amorim

Neurofisiologista e Neurologista Infantil

Compartilhe


Por Simone Amorim,
Neurologista Infantil

O segundo dia do XXV Congresso Brasileiro de Neurologia, que vai até o próximo dia 8, em Goiânia-GO, foi marcado pela ênfase na importância da composição de equipes multidisciplinares. Em praticamente todas as aulas que assisti, há um consenso de que médicos neurologistas e fisiatras, fisoterapeutas e terapeutas ocupacionais, quando trabalhando em conjunto, podem fazer muito mais em prol da melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

As abordagens coordenadas entre as diversas áreas são um aspecto fundamental de sucesso em diversas terapêuticas. E a toxina botulínica surge nesse cenário ora como grande promotora, ora como coadjuvante no processo de reabilitação. Além dessa interação entre profissionais de diversas áreas, também fica cada vez mais claro que o sucesso dos tratamentos dependem muito também de uma participação ativa da família e do próprio paciente.

O tratamento de uma pessoa com problemas neurológicos, portanto, via de regra acaba por ser um trabalho de muitas parcerias. A jornada muitas vezes é longa, mas com a cooperação e interação dessas várias frentes, as chances de reabilitação são sempre maiores e mais gratificantes.

Essa publicação foi atualizada em 24 de agosto de 2019 15:38

As opiniões expressas nesse artigo são de responsabilidade de seus respectivos autores.
Caso deseje entrar em contato conosco, escreva para blogdavita@vitaclinica.com.br
Produzido por
Dra. Simone Amorim

Neurofisiologista e Neurologista Infantil

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

7 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

7 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás