Categorias: Neurologia

Vamos nos lembrar de prevenir o Alzheimer

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Dia 21 de setembro é o do Dia Mundial do Alzheimer e Dia Nacional de Conscientização sobre a Pessoa com Alzheimer. O conhecimento sobre a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para diminuir a incidência da doença, que foi incluída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na lista dos maiores problemas mundiais de saúde.

À medida que a expectativa de vida da população aumenta em todo o mundo, a incidência da Doença de Alzheimer vem crescendo. A enfermidade é um tipo de demência que acomete 35,6 milhões de pessoas em todo o mundo, conforme informa a Associação Brasileira do Alzheimer (ABRAz), com base em dados fornecidos pela Alzheimer’s Disease International (ADI).

Descrita pela primeira vez em 1906 pelo doutor Alois Alzheimer, a patologia caracteriza-se pela perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte das células cerebrais. Com o progresso da doença, o paciente também sofre perdas motoras.

Algumas adaptações no estilo de vida já são vistas pela comunidade médica como medidas importantes de prevenção. Além disso, embora a doença não tenha cura, o diagnóstico precoce é visto como fator importantíssimo para o tratamento e a manutenção da qualidade de vida do paciente.

Prevenção

Em artigo publicado aqui no Blog da Vita, a geriatra Anna Carolina Peres descreve o tripé da prevenção do Alzheimer: “dieta pobre em gorduras saturadas e rica em peixes e verduras; atividades físicas, sociais e mentais (como participação em grupos da terceira idade, cursos de informática ou aulas para aprender algum instrumento musical), e evitar o desenvolvimento da síndrome metabólica (definida pela associação de diabetes, obesidade e hipertensão)”.

Um relatório global, divulgado por pesquisadores do King´s College London, segue na mesma linha. O controle do diabetes, da pressão arterial, assim como a suspensão do tabagismo e outras medidas de redução do risco cardiovascular exercem papel importante na prevenção do Alzheimer, aponta o documento, conforme notícia veiculada pelo jornal O Globo.

Segundo a reportagem, o diabetes chega a aumentar o risco de demência em 50%. Por isso, a obesidade e o sedentarismo, que são fatores de risco para o diabetes, passam também a ser vistos como alvo de ações importantes para a prevenção do Alzheimer. 

Diagnóstico

O diagnóstico precoce é outro ponto-chave na batalha contra a Doença de Alzheimer. Através de avaliações neuropsicológicas, é possível detectar os indícios da instalação do quadro. A neuropsicóloga Marina Alves ressalta que essa identificação é importantíssima para que possam ser tomadas providências que possam retardar ou impedir o progresso da doença.

Junto com o acompanhamento médico e farmacológico, a abordagem neuropsicológica visa oferecer estímulos ao cérebro através de exercícios e terapias cognitivas. O objetivo aqui é estimular novas conexões neuronais e a preservação das funções não comprometidas.

 

Fonte: Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer/Alzheimer Austrália.

Essa publicação foi atualizada em 21 de setembro de 2019 06:12

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

4 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

4 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

12 meses atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás