Distonia

   

Distonia é um sintoma neurológico caracterizado pela contração involuntária e repetitiva de um ou mais músculos. As causas da distonia são as mais diversas, mas não raro está também associada a sequelas de AVCs, traumatismos cranianos, tumores cerebrais, quadros de esclerose múltipla ou outras doenças neurológicas degenerativas.

A distonia costuma ser altamente incômoda para o paciente, uma vez que, por se tratar de uma contração involuntária e repetitiva, o indivíduo literalmente perde o controle sobre determinados movimentos. Assim, a distonia afeta diretamente a qualidade de vida e a socialização dessas pessoas, levando também a prejuízos de autoestima e humor.

A terapêutica com toxina botulínica está autorizada para tratar os casos de distonia. Aplicada diretamente nos músculos afetados, os resultados costumam ser de significativos ganhos no controle motor dos pacientes e na reabilitação de seus movimentos.

Antes da indicação terapêutica, porém, é importante que o paciente passe pela avaliação de um profissional habilitado para este diagnóstico e, depois, para administração da técnica. Neurologistas e fisiatras, com formação específica na terapêutica com toxina botulínica, normalmente são os profissionais indicados para auxiliar os pacientes com distonia, a partir desta terapêutica.


Diversas patologias, em crianças e adultos, podem acarretar lesões no sistema nervoso central e resultar na perda de controle e força muscular, pois os impulsos nervosos passam a ser emitidos de forma ineficiente ou descontrolada do cérebro para os músculos.

O uso da toxina botulínica: aplicada diretamente no músculo prejudicado, essa substância é capaz de bloquear a passagem do impulso nervoso para o músculo afetado, levando a um “relaxamento”.

Com o "relaxamento muscular" alcançado pela toxina botulínica, o paciente experimenta uma melhora na amplitude dos movimentos.



Diretora Clínica
Drª. Simone Amorim | CRM 98.656
Rua dos Pinheiros, 498, cj.152
Pinheiros, São Paulo - SP | CEP:05422-000
+55 11 2309-4590
vitaclinica@vitaclinica.com.br