Endocrinologia Infantil

   

O endocrinologista infantil é especialista no sistema endócrino de crianças e adolescentes, sendo o médico que irá cuidar das questões que envolvem o metabolismo e o desenvolvimento desses indivíduos.

Cabe ao endocrinologista infantil avaliar os padrões de crescimento, o ganho ponderal (ganho de peso), bem como o desenvolvimento puberal (evolução da infância para a puberdade), incluindo as alterações hormonais fisiológicas e patológicas (isto é, as alterações esperáveis ou possíveis anormalidades) presentes neste período.

Situações como ganho de peso anormal (abaixo ou acima da média), crescimento fora de curva (abaixo ou acima da média), sinais físicos precoces de puberdade ou atrasos nas mudanças corporais, entre inúmeras outras situações, são quadros que devem ser avaliados e acompanhados pelo endocrinologista infantil.

O endocrinologista infantil avalia as crianças desde o nascimento até o final da adolescência.

Crianças ou adolescentes precisam ser assistidos por um endocrinologista infantil quando apresentam qualquer alteração no crescimento (alta ou baixa estatura) ou no ganho ponderal (baixo peso ou obesidade).

Além disso, há uma série de outras situações em que o endocrinologista infantil precisa ser acionado. São casos como: distúrbios puberais (puberdade precoce ou atrasada), alterações na glândula tireoide (hipotireoidismo ou hipertireoidismo), alterações na glicemia (diabetes mellitus ou hipoglicemia), distúrbios osteometabólicos (raquitismo, deficiência de vitamina D, osteoporose ou alterações na paratireoide), dislipidemias, distúrbios da diferenciação sexual ou alterações da glândula suprarrenal.

Muitas vezes, o pediatra ou outro especialista que acompanha a saúde desses pacientes sinaliza para a importância da avaliação e do acompanhamento pelo endocrinologista infantil. Em outras situações, os próprios pais procuram diretamente esse especialista, ao perceberem alterações físicas ou desenvolvimentos atípicos na criança ou no adolescente.

A primeira consulta com um endocrinologista infantil consiste na anamnese completa (entrevista com o paciente e com o responsável), com avaliação do histórico médico e de seus hábitos, e o exame físico geral. Nessa ocasião, o especialista também realiza a avaliação antropométrica (checagem de peso, altura, índice de massa corpórea, etc.) e, se for necessário, solicita exames complementares, para fechar um diagnóstico e realizar as devidas orientações e encaminhamentos do paciente.

Muitas vezes, o paciente continua sendo assistido pelo endocrinologista infantil, para acompanhamento da sua evolução. Nessas situações, a frequência do retorno irá depender de cada caso.

Os exames complementares que o endocrinologista poderá solicitar dependerão do tipo de alterações apresentadas pelo paciente, mas, basicamente, essas análises podem ser de dois tipos: laboratoriais (tais como: função tireoideana; dosagens de hormônios hipofisários e sexuais, hemoglobina glicada e triagem para diabetes mellitus, perfil osteometabólico, etc.) e/ou radiológicos (radiografia de mãos e punhos, ressonância de hipófise, ultrassonografias pélvica e de tireoide, etc.).

• Baixa e alta estatura;
• Baixo peso e obesidade;
• Puberdade precoce e atrasada;
• Hipotireoidismo e hipertireoidismo;
• Osteoporose e raquitismo;
• Deficiência de vitamina D;
• Diabetes mellitus e hipoglicemia;
• Dislipidemias (anomalias na quantidade de gordura no sangue);
• Genitália ambígua.

Diretora Clínica
Drª. Simone Amorim | CRM 98.656
Rua dos Pinheiros, 498, cj.152
Pinheiros, São Paulo - SP | CEP:05422-000
+55 11 2309-4590
vitaclinica@vitaclinica.com.br