Neuropsicologia - TDAH

   

O Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH) é um distúrbio que ocorre em nível cerebral, afetando a capacidade de concentração do indivíduo nas atividades do dia a dia. Nos consultórios de Neuropsicologia, esse é um dos quadros investigados, sendo que, quando o diagnóstico é positivo, a abordagem é sempre multidisciplinar.

O TDAH pode ou não vir acompanhado de sintomas de hiperatividade, e nada tem a ver com o nível de inteligência. Ou seja, ser diagnosticado com TDAH, em princípio, não significa ter nenhum problema cognitivo ou limitação para o aprendizado.

Quanto à hiperatividade, embora ela nem sempre se manifeste no comportamento manifesto, hoje já se sabe - através de estudos científicos nas áreas de Neurologia e de Neuropsicologia - que ela está sempre presente em nível neurocomportamental nesses indivíduos.

Isto é, o cérebro da pessoa com o transtorno do deficit de atenção é, geralmente, um cérebro hiperativo – mesmo que a pessoa muitas vezes pareça desatenta e desconectada do ambiente à sua volta.

Os quadros de TDAH, geralmente, são detectados durante a infância. Os primeiros sinais costumam aparecer na fase escolar e, a partir do encaminhamento da criança para o atendimento clínico, a investigação e a confirmação do diagnóstico são feitas nos consultórios de Neuropsicologia e também nos de Neurologia Infantil.

Testes e avaliações de Neuropsicologia geralmente são utilizados para ratificar o diagnóstico e investigar se, associado ao transtorno, existem outros quadros clínicos, ajudando, assim, a descartar possibilidades de déficits cognitivos ou outras situações que possam passar despercebidas.

Junto à avaliação no âmbito da Neuropsicologia, a avaliação por um neurologista infantil também é fundamental. Este profissional é que irá também determinar se haverá necessidade ou não do uso de medicação, prescrevendo a terapêutica.

Geralmente, os melhores resultados são verificados nas abordagens multidisciplinares, envolvendo o neurologista, as abordagens da Neuropsicologia ou psicoterapeuta, juntamente com a participação de educadores/professores capacitados, formando uma rede de apoio que possa orientar e ajudar a família a lidar com a criança com TDAH.

Diretora Clínica
Drª. Simone Amorim | CRM 98.656
Rua dos Pinheiros, 498, cj.152
Pinheiros, São Paulo - SP | CEP:05422-000
+55 11 2309-4590
vitaclinica@vitaclinica.com.br