O que é TCC

   

Sim, a Terapia Comportamental Cognitiva (TCC) é um tipo de Psicoterapia.

A TCC é um tipo de Psicoterapia que parte do princípio de que muitos sintomas, tanto comportamentais quanto físicos, que são vivenciados pelo paciente têm origem em padrões de pensamento que condicionam suas reações.

Assim, essa Psicoterapia irá trabalhar para, junto deste paciente, identificar esses pensamentos para que, através dessa conscientização, os condicionamentos emocionais, físicos e psicológicos possam ser natural e gradativamente superados.

São inúmeros os casos em que esta modalidade de Psicoterapia é indicada.

Em Psicologia, todo comportamento/sentimento/emoção que traz sofrimento ao indivíduo e faz com que ele vivencie situações indesejáveis nas suas interações sociais é passível de ser abordado em consultório.

Especificamente, no caso da TCC, este tipo de Psicoterapia é muito indicada para situações em que a pessoa vivencia comportamentos e até mesmo reacções físicas que fogem ao seu controle, mesmo que, conscientemente, ela não veja razão para isso.

Muitas vezes, tremores nas mãos ou na voz ao falar em público, o rubor diante de pessoas desconhecidas, a sudorese excessiva e outros sintomas não têm nenhuma causa orgânica, mas são fruto de condicionamentos psicológicos que podem ser desconstruídos através da psicoterapia.

Sempre um psicólogo, com especialização em TCC.

As sessões deste tipo de Piscoterapia geralmente são semanais e consistem, basicamente, numa interação entre o psicoterapeuta e o paciente, em um período de aproximadamente uma hora.

Através desse diálogo, o paciente é levado a identificar suas sensações diante das situações que lhe causam sofrimento e, com o tempo, ele vai se tornando capaz de identificar também os padrões de pensamento que condicionam suas reações. O psicoterapeuta o ajuda, então, a trabalhar esses pensamentos distorcidos e cristalizados, podendo identificar suas origens.

Ao focar na interação organismo e ambiente é possível encontrar formas de livrar o indivíduo de condicionamentos que lhe impuseram limitações e prejuízos. A Pisicoterapia, então, é um processo de aprendizagem.

Não é possível definir previamente o tempo de duração desta Psicoterapia, já que cada pessoa tem seu tempo próprio.
Porém, em TCC há alguns protocolos de tratamento para transtorno ansioso que propõem até 15 atendimentos e, em alguns momentos; para casos de transtorno de personalidade sugere-se até 2 anos.

Ressalta-se que o tempo é influenciado pelas idiossincrasias e contexto no qual a pessoa está inserida. Em casos de comorbidades, o tempo previsto por esses protocolos serão certamente prejudicados.

Diretora Clínica
Drª. Simone Amorim | CRM 98.656
Rua dos Pinheiros, 498, cj.152
Pinheiros, São Paulo - SP | CEP:05422-000
+55 11 2309-4590
vitaclinica@vitaclinica.com.br