Categorias: Artigos

A arte de cuidar – um ato de amor para com os idosos

Produzido por
Compartilhe

Anna Carolina Peres,
Geriatra

Quem ainda não precisou cuidar de um familiar ou amigo idoso, com certeza conhece alguém que se dedica a esses cuidados.

Com o envelhecimento populacional acelerado que o mundo vive, será cada vez mais comum encontrarmos famílias que buscam ajuda nos cuidados com seus familiares idosos.

Cuidar de uma pessoa idosa exige cuidados diferentes e um preparo emocional especial.  Afinal, estamos lidando com uma pessoa que têm uma história de vida, suas próprias manias e jeito de ser, os quais devem ser valorizados e respeitados.

Seguem algumas dicas para ajudar nos cuidados:

1) A hora do banho sempre é o mais crítico, dizem os familiares. Os especialistas dão dicas para facilitar este momento:

  • Explique com atenção o que ocorrerá, principalmente ao lidar com pacientes com alteração de memória – “a água cairá do chuveiro bem quentinha…”
  • Separe as roupas do paciente antes do banho, e deixe sobre a cama;
  • Coloque uma música que o paciente goste, para criar um ambiente agradável;

2) Para o idoso com demência, é necessário uma rotina bem estabelecida, a fim de que facilite o reconhecimento das atividades a serem realizadas no dia-a-dia;

3) É importante companhia durante as refeições. É sabido que além de ser mais agradável, comer acompanhado representa se alimentar melhor.

Sempre digo aos familiares de pacientes idosos, que não é tão simples e fácil cuidar. Cuidar, de verdade mesmo, é dispor de tempo, paciência e de muito amor. Com certeza é uma maneira, uma oportunidade, de retribuirmos as inúmeras noites que nossos pais perderam conosco quando éramos bebês.

Mas alguns me perguntam – “Dra, mas meus pais não foram amorosos comigo, como posso sê-lo agora para com eles ?”

Eu respondo com dificuldade – “se você não consegue pôr em prática o que acha ser a ideal forma de cuidar, tente contratar alguém que o faça”.

Não estar envolvido de forma emocionalmente ruim com o paciente, é uma boa maneira de ofertar cuidados de forma imparcial.

Parabéns a todos vocês cuidadores de idosos, que transformam seus dias em puro ato de amor!

Essa publicação foi atualizada em 30 de janeiro de 2021 09:46

As opiniões expressas nesse artigo são de responsabilidade de seus respectivos autores.
Caso deseje entrar em contato conosco, escreva para blogdavita@vitaclinica.com.br
Produzido por

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

6 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

6 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás