Categorias: Artigos

A arte de cuidar – um ato de amor para com os idosos

Compartilhe

Anna Carolina Peres,
Geriatra.

Quem ainda não precisou cuidar de um familiar ou amigo idoso, com certeza conhece alguém que se dedica a esses cuidados.

Com o envelhecimento populacional acelerado que o mundo vive, será cada vez mais comum encontrarmos famílias que buscam ajuda nos cuidados com seus familiares idosos.

Cuidar de uma pessoa idosa exige cuidados diferentes e um preparo emocional especial.  Afinal, estamos lidando com uma pessoa que têm uma história de vida, suas próprias manias e jeito de ser, os quais devem ser valorizados e respeitados.

Seguem algumas dicas para ajudar nos cuidados:

1) A hora do banho sempre é o mais crítico, dizem os familiares. Os especialistas dão dicas para facilitar este momento:

  • Explique com atenção o que ocorrerá, principalmente ao lidar com pacientes com alteração de memória – “a água cairá do chuveiro bem quentinha…”
  • Separe as roupas do paciente antes do banho, e deixe sobre a cama;
  • Coloque uma música que o paciente goste, para criar um ambiente agradável;

2) Para o idoso com demência, é necessário uma rotina bem estabelecida, a fim de que facilite o reconhecimento das atividades a serem realizadas no dia-a-dia;

3) É importante companhia durante as refeições. É sabido que além de ser mais agradável, comer acompanhado representa se alimentar melhor.

Sempre digo aos familiares de pacientes idosos, que não é tão simples e fácil cuidar. Cuidar, de verdade mesmo, é dispor de tempo, paciência e de muito amor. Com certeza é uma maneira, uma oportunidade, de retribuirmos as inúmeras noites que nossos pais perderam conosco quando éramos bebês.

Mas alguns me perguntam – “Dra, mas meus pais não foram amorosos comigo, como posso sê-lo agora para com eles ?”

Eu respondo com dificuldade – “se você não consegue pôr em prática o que acha ser a ideal forma de cuidar, tente contratar alguém que o faça”.

Não estar envolvido de forma emocionalmente ruim com o paciente, é uma boa maneira de ofertar cuidados de forma imparcial.

Parabéns a todos vocês cuidadores de idosos, que transformam seus dias em puro ato de amor!

Essa publicação foi atualizada em 26 de agosto de 2019 12:52

Agende sua consulta com um de nossos especialistas!


* Campos obrigatórios

As opiniões expressas nesse artigo são de responsabilidade de seus respectivos autores.
Caso deseje entrar em contato conosco, escreva para blogdavita@vitaclinica.com.br
Produzido por

Recentes

Especialistas da Vita falam no maior evento de Neurologia Infantil do país

Especialistas da Clínica Vita darão palestras e workshops durante o Congresso Brasileiro de Neurologia Infantil, que acontece em Recife, de…

1 semana atrás

Dia da Paralisia Cerebral é celebrado com ações inclusivas em todo o mundo

Especialistas e pacientes da Clínica Vita participam do I Encontro do Dia Mundial da Paralisia Cerebral, em piquenique no Parque…

1 mês atrás

Dia de Conscientização terá piquenique para pacientes com Paralisia Cerebral

Dia 06 de outubro é Dia Mundial da Paralisia Cerebral e a Clínica Vita está organizando um piquenique para comemorar…

2 meses atrás

Como funciona a Estimulação Magnética para tratar a depressão

Reconhecida pelas autoridades nacionais e internacionais de Saúde, a EMT (Neuromodulação) é um procedimento moderno, eficaz e seguro nos tratamentos…

2 meses atrás

Depressão: o que esperar dos tratamentos disponíveis?

Hoje existem muitas alternativas para o tratamento da depressão, como: neuromodulação (EMT), psicoterapia e uso de medicamentos. Os caminhos terapêuticos…

2 meses atrás

A depressão “invisível” dos cuidadores de pacientes crônicos

A depressão entre cuidadores de pacientes crônicos é um problema recorrente, que precisa ser prevenido. Os impactos disso atingem todo…

2 meses atrás