Categorias: Notícias

A mais bela aplicação de Botox®

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Melhoria da qualidade de vida, a possibilidade de reabilitação, mesmo que parcial, da atividade muscular e a esperança de recuperação ou manutenção de funções motoras em crianças vítimas de paralisia cerebral: eis aqui aquela que talvez seja a mais bela das aplicações da Toxina Botulínica – mais conhecida como Botox®.

A toxina botulínica tipo A, mais conhecida pelas marcas Botox e Dysport, que há mais de 20 anos vem ganhando mais e mais adeptos e popularidade nas clínicas de estética, também guarda um manancial de possibilidades terapêuticas para quem atua na área neurológica e, sobretudo, para pacientes que sofrem de doenças como paralisia cerebral, distonias, espasmo hemifacial, espasticidade, entre outras.
Os índices de sucesso na reabilitação de pacientes com o uso terapêutico do Botox® são bastante significativos e de impacto direto na qualidade de vida!

O tratamento com toxina botulinica  é disponibilizado pelo SUS e também consta no rol de procedimentos dos planos de saúde.

Crianças com paralisia cerebral são bastante beneficiadas

Usa-se o termo paralisia cerebral para designar aquelas crianças que apresentem algum déficit motor (fraqueza em um lado do corpo, em um membro ou nos quatro membros) e que sofreram alguma lesão cerebral até completar 2 anos de idade, tais como anoxia neonatal (falta de oxigenação no cerebro após o nascimento), traumatismo craniano ou infecções (meningites, encefalites) .

Criancas com paralisia cerebral se beneficiam do tratamento com a toxina botulínica, embora essa terapêutica possa ser aplicada em pacientes de qualquer idade. Mas é importante frisar: quanto mais cedo o tratamento for iniciado, tanto melhor tendem a ser os resultados.

Como funciona o tratamento terapêutico com o Botox®

A paralisia cerebral implica num sintoma neurológico chamado espasticidade, que é a contratura exagerada e mantida de alguns músculos por falta de “controle” por parte do cérebro lesado.

O mecanismo de ação da toxina botulínica, que leva ao restabelecimento ou à melhoria do desempenho da musculatura comprometida por quadros neurológicos,  é o mesmo que faz com que sulcos e rugas de um rosto marcado pelo tempo apresentem um melhor aspecto após a aplicação estética da substância. É na capacidade de promover o relaxamento muscular que está o mecanismo de ação (“mágica”) da toxina botulínica.

Aplicado diretamente no músculo, o Botox ® terapêutico ou tratamento neurológico com toxina botulínica bloqueia a liberação de neurotransmissores e impede ou reduz a contração  muscular involuntária que acomete as vítimas de paralisia cerebral.

 Os cuidados na aplicação do Botox® de forma terapêutica

A aplicação da toxina botulínica é feita por via intramuscular (uma injeção) no músculo acometido. Os especialistas que geralmente fazem este procedimento são os fisiatras (médicos especializados em reabilitação) e os neurologistas.

A aplicação exige treinamento e conhecimento profundo de anatomia humana (dos músculos do corpo). É preciso entender o que está errado no movimento do paciente, eleger os músculos que estão envolvidos neste movimento errado, para assim programar a aplicação de forma individualizada. Cada paciente é único e, por mais que o diagnóstico clínico seja o mesmo, a avaliação neurológica, a dose e locais de aplicação diferem entre os pacientes.

Os resultados esperados com o uso terapêutico do Botox®

  • Ganho de mobilidade e maior controle em alguns músculos afetados pela espasticidade.
  • Redução da dor
  • Retardar ou evitar contraturas osteotendineas
  • Possibilidade de diminuição de medicação antiespástica (para evitar as contrações) por via oral.
  • Facilitar a realização de fisioterapia motora, pois facilita o manejo dos membros afetados.
  • Retardar ou evitar a necessidade de algumas intervenções cirúrgicas.

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

6 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

6 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás