A Síndrome do Bebê Sacudido

Compartilhe

Por Simone Amorim,
Neurologista Infantil

Recentemente, tenho visto circular nas redes sociais uma ilustração que alerta para a Síndrome do Bebê Sacudido ou, em inglês, “Shaken Baby Syndrome”. No meu ponto de vista como neurologista infantil e pediatra, trata-se de um alerta extremamente pertinente.

Esta síndrome é causada a partir do ato de balançar crianças pequenas com força, muitas vezes até mesmo de brincadeira, ou no intuito de fazê-la parar de chorar, por exemplo.

O que ocorre é que isso faz com que o cérebro se movimente dentro da calota craniana (ossos do crânio), e o movimento de aceleração/desaceleração pode causar lesões graves.

Entre as complicações da Síndrome do Bebê Sacudido estão situações como o rompimento de veias e artérias, que podem levar a hemorragias; além de concussões, que levam ao edema cerebral (inchaço do cérebro).

Entre os sintomas da SBS estão vômitos, letargia (lentidão), cegueira, surdez, irritabilidade, convulsões, distúrbios da fala e déficits motores (paralisias). Dependendo da lesão causada no cérebro, a SBS pode causar até mesmo a morte da criança.

O diagnóstico de crianças com a SBS não é algo raro de se ver. Geralmente os pais ou cuidadores próximos ocasionam o quadro, inúmeras vezes devido ao desconhecimento de que esta atitude pode causar danos tão sérios à criança.

Lamentavelmente, também há inúmeros casos onde as crianças são deliberadamente submetidas a maus tratos, que ocasionam a síndrome – e outros traumas físicos e psicológicos. Sempre cabe à equipe médica de socorro estar atenta a essa possibilidade.

Para a família, informação, orientação e atenção são sempre os melhores caminhos. Nunca sacuda o bebê, nem de brincadeira. Essa é a regra.

Abaixo, uma das ilustrações que têm circulado pelas redes sociais:

Essa publicação foi atualizada em 24 de agosto de 2019 15:37

Agende sua consulta com um de nossos especialistas!


* Campos obrigatórios

As opiniões expressas nesse artigo são de responsabilidade de seus respectivos autores.
Caso deseje entrar em contato conosco, escreva para blogdavita@vitaclinica.com.br
Produzido por
Dra. Simone Amorim

Neurofisiologista e Neurologista Infantil

Recentes

Especialistas da Vita falam no maior evento de Neurologia Infantil do país

Especialistas da Clínica Vita darão palestras e workshops durante o Congresso Brasileiro de Neurologia Infantil, que acontece em Recife, de…

1 semana atrás

Dia da Paralisia Cerebral é celebrado com ações inclusivas em todo o mundo

Especialistas e pacientes da Clínica Vita participam do I Encontro do Dia Mundial da Paralisia Cerebral, em piquenique no Parque…

1 mês atrás

Dia de Conscientização terá piquenique para pacientes com Paralisia Cerebral

Dia 06 de outubro é Dia Mundial da Paralisia Cerebral e a Clínica Vita está organizando um piquenique para comemorar…

2 meses atrás

Como funciona a Estimulação Magnética para tratar a depressão

Reconhecida pelas autoridades nacionais e internacionais de Saúde, a EMT (Neuromodulação) é um procedimento moderno, eficaz e seguro nos tratamentos…

2 meses atrás

Depressão: o que esperar dos tratamentos disponíveis?

Hoje existem muitas alternativas para o tratamento da depressão, como: neuromodulação (EMT), psicoterapia e uso de medicamentos. Os caminhos terapêuticos…

2 meses atrás

A depressão “invisível” dos cuidadores de pacientes crônicos

A depressão entre cuidadores de pacientes crônicos é um problema recorrente, que precisa ser prevenido. Os impactos disso atingem todo…

2 meses atrás