Categorias: Artigos

Afinal, o que é TCC?

Compartilhe

Por Cássia Denadai,
Psicóloga

A sigla TCC muitas vezes é relacionada com o Trabalho de Conclusão de Curso, normalmente exigido ao final de cursos de graduação. Por isso, quando profissionais de Saúde sugerem tratamento psicológico com TCC, é comum as pessoas estranharem. Mas, acalmem-se, o termo está correto. Em Psicologia, ele designa uma abordagem de tratamento, a Terapia Comportamental Cognitiva ou Terapia Cognitiva Comportamental (TCC).

Pela TCC aprendemos que os sintomas podem ser modificados. Trata-se de uma modalidade terapia que favorece a aprendizagem do indivíduo.

Vamos entender como isso acontece: vemos que o pensamento retrata uma crença que determina um sentimento e comportamento correspondente; o comportamento, por sua vez, significa uma ação que o indivíduo manifesta publicamente ou não, muitas vezes acompanhado por uma resposta física (tremor, rubor, sudorese, alteração da temperatura do corpo entre outros). Nesse mecanismo, o indivíduo vivencia uma “circularidade”, na qual o pensamento alimenta o comportamento/repostas e vice-versa.

Importa observar que esses padrões de pensamento são automáticos, ou seja, em algum momento foi um pensamento consciente que tornou habitual e se cristalizou como uma verdade inviolável, de tal forma que o individuo fica aprisionado como que submetido a uma “lei” da qual não pode fugir. Esses padrões são considerados disfuncionais quando, devido à sua inflexibilidade, trazem algum tipo de sofrimento à pessoa.

É aí que a TCC pode entrar como uma importante abordagem psicoterápica. Na terapia, focalizamos na atividade cognitiva (padrão de pensamento-resposta) que pretendemos modificar e adotamos técnicas bem estabelecidas e padronizadas para esse fim, e que atendem ao diagnóstico de cada transtorno ansioso ou de personalidade.

Cabe destacar aqui que os pensamentos e crenças adotados pelo individuo foram construídos pela interação com o ambiente; por essa interação é que se instala e se mantém a disfuncionalidade. Portanto, para remitir sintomas e comportamentos disfuncionais é preciso identificar os pensamentos que os fundamentam e os alimentam.

Nas sessões de psicoterapia eu, pessoalmente, estou sempre atenta a dois aspectos importantes. O primeiro: qual o pensamento que esteve presente em situações específicas? Assim, colocamos um foco – inicialmente as pessoas falam de sentimentos, somente com o tempo estarão aptas a identificar o pensamento. O segundo aspecto: procuro avaliar com a pessoa o que aconteceu antes e depois de um comportamento específico e passamos a observar a frequência de ocorrência desses comportamentos, qual o padrão de respostas observável, e assim por diante.

Desse modo, as pessoas aprendem a lidar assertivamente com suas questões pessoais e generalizam tal aprendizagem para eventos futuros, tornando-se independente do terapeuta e favorecendo a alta.

Contudo, é preciso reforçar que somente um psicólogo com formação específica em TCC está apto a lançar mão das “ferramentas” psicoterapêuticas capazes de garantir uma condução satisfatória do caso e resultados efetivos com esses pacientes.

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Sialorreia: um sintoma que precisa ser observado no paciente neurológico

Comum em pacientes com quadros neurológicos, a sialorreia é caracterizada pela dificuldade na retenção e deglutição da saliva ou pela…

1 mês atrás

Tratamentos com toxina botulínica em foco entre Neurologistas Infantis

As terapias realizadas com toxina botulínica na área da Neurorreabilitação têm chamado cada vez mais atenção dos especialistas em Neurologia…

2 meses atrás

Por um olhar mais atento às doenças raras nos atendimentos de Saúde

Enfermeiros de todo o Brasil se reuniram em Salvador (BA), para se aprofundarem em protocolos de atendimento e no conhecimento…

2 meses atrás

Fonoaudióloga da Vita também brilha nos palcos como cantora

A fonoaudióloga Simone Sperança, que integra o Corpo Clínico da Vita e é responsável pelo setor de Audiologia da clínica,…

2 meses atrás

Especialistas da Vita falam no maior evento de Neurologia Infantil do país

Especialistas da Clínica Vita darão palestras e workshops durante o Congresso Brasileiro de Neurologia Infantil, que acontece em Recife, de…

2 meses atrás

Dia da Paralisia Cerebral é celebrado com ações inclusivas em todo o mundo

Especialistas e pacientes da Clínica Vita participam do I Encontro do Dia Mundial da Paralisia Cerebral, em piquenique no Parque…

4 meses atrás