Categorias: DestaquesNeurologia

Aplicativo facilita comunicação com criança autista

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Hoje compartilhamos aqui no Blog da Vita um vídeo que fala de uma ferramenta bem bacana para ajudar crianças autistas. Trata-se do Livox, um aplicativo para tablet, desenvolvido com exclusividade para a Clínica Reamo Beike, localizada em Recife. O programa pode ser baixado gratuitamente.

Essa é uma ferramenta que permite à criança autista interagir com as pessoas à sua volta. As limitações de comunicação são um dos maiores problemas enfrentados por quem tem Autismo. Muitas vezes, elas são tidas como deficientes mentais, quando, na verdade, o que têm é uma grande dificuldade para se expressar e interagir com o mundo à sua volta.

Com o Livox, por meio de figuras estampadas na tela do tablet, as crianças conseguem expressar sentimentos e emoções apenas clicando ou apontando para as ilustrações. Parece simples, mas isso representa uma forma de conexão com o mundo que pode fazer uma enorme diferença para essas crianças, na sua qualidade de vida e na adaptação ao meio em que vivem.

Vale lembrar que jogos e programas com este propósito já existem em papel e, há muito tempo, vêm sendo recomendados como uma forma terapêutica interessante para facilitar a comunicação dessas crianças, sobretudo entre elas e os pais e/ou cuidadores.

Porém, com o avanço tecnológico, abre-se toda uma possibilidade de se oferecer essas ferramentas de uma forma ainda mais dinâmica e lúdica. Afinal, qual criança que não se fascina e se sente estimulada diante de uma plataforma eletrônica, não é?

Outros pacientes

A neurologista infantil Simone Amorim, diretora da Clínica Vita, localizada em São Paulo, explica que esse tipo de aplicativo também pode vir a ser de grande auxílio para lidar com pacientes infantis com outros problemas neurológicos, como a paralisia cerebral. Fora do Brasil, já existem diversos aplicativos nessa linha.

“Muitas vezes, dependendo do quadro patológico, a fala fica comprometida, não se desenvolve ou é perdida em função do dano cerebral. Qualquer mecanismo que ajude a promover a comunicação com o mundo exterior representa um enorme ganho de qualidade de vida para esses pacientes”, detalha a médica.

Recém-chegada do XXV Congresso Brasileiro de Neurologia, que aconteceu de 4 a 8 deste mês, em Goiânia, a médica revela que essa questão dos aplicativos foi um dos temas abordados no encontro.

Segundo ela, por meio dessas ferramentas, a criança consegue uma maior interação com o seu cuidador, consegue expor melhor seus sentimentos e sensações, bem como avisar sobre necessidades básicas, como fome, frio, calor, sono, cansaço, etc. Além disso, a satisfação dos pais e familiares é um bônus valoroso nesse processo.

No caso do Livox, ele está disponível apenas para tablets do sistema operacional andróide. No exterior, já existem outros aplicativos semelhantes e a torcida é para que o leque de opções também aumente bastante aqui no Brasil, muito em breve, facilitando o acesso das famílias a esses programas.

Para saber mais sobre o Livox, acesse o link: http://www.agoraeuconsigo.org/livox.php

No link a seguir, é possível conhecer diversos aplicativos (em inglês) semelhantes, desenvolvidos no exterior: http://www.autismspeaks.org/family-services/autism-apps

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

9 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

9 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

2 anos atrás