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Atletas de fim de semana precisam ir com calma

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Dr. Guilherme Foizer é ortopedista e especialista em Cirurgia da Coluna.

Ele é um defensor incondicional da prática regular de atividades físicas como principal e indispensável medida para a prevenção de um dos problemas mais prevalentes entre a população: a dor nas costas. Entretanto, o ortopedista e especialista em Cirurgia da Coluna, Guilherme Foizer, adverte àqueles que só querem ser atletas de fim de semana: a prática desorientada e inconsequente de exercícios guarda riscos reais de lesões, que podem ser bastante sérias.

Há pouquíssimos dias, o Brasil todo viu como num lance aparentemente banal o jogador Neymar acabou saindo com uma vértebra fraturada. Embora ressalte que no futebol, especificamente, as fraturas de coluna sejam raras, o médico explica que um lance como aquele pode, sim, acontecer a qualquer pessoa; e quanto menor o preparo físico e a força muscular, menos protegidos estão os nossos ossos.

“Numa pelada de fim de semana, o jogador ocasional vai usar os mesmos grupos musculares que os craques de alta competição utilizam. Logo, pode sofrer o mesmo tipo de traumas que eles, mas com a diferença de não realizar um trabalho constante de fortalecimento e preparo físico”, observa o especialista.

O exemplo usado foi o do futebol, mas a exigência física e a possibilidade de traumas e lesões acontecem também em outros esportes, inclusive naqueles que não envolvem contato, como corrida e natação. “A questão é simples: quanto menos trabalhados estão os músculos, mais desprotegidos estão os ossos e as articulações”, explica.

Essa é uma das razões pelas quais o médico, que tem uma página no Facebook onde fala sobre prevenção de dor na coluna, defende constantemente a realização de exercícios de alongamento – que, segundo ele, devem ser diários. Além disso, a prática de atividade física deve ser regular – pelo menos três vezes por semana -, para que a pessoa consiga manter os músculos sempre fortes e bem preparados.

“Quem pratica atividade física regular pode, nos finais de semana, optar por esportes que visem simplesmente o lazer, usufruindo desses momentos de uma forma mais protegida”, destaca.

Já quem nunca pratica nenhuma atividade e acredita que durante o final de semana pode compensar o sedentarismo, fazendo tudo o que não fez nos outros dias, está indo pela via errada. “Aí, os riscos de lesões são maiores, sem contar que a sensação de esforço e o cansaço também serão bem mais intensos”, complementa o médico. Essas são, segundo ele, as pessoas que acabam chegando “quebradas” à segunda-feira.

Além dos riscos para o sistema musculoesquelético, o médico também ressalta os cuidados com o sistema cardiovascular antes do início de práticas intensas de atividades físicas.

“Sob nenhum aspecto é benéfico para o organismo sair do sedentarismo total e, num único dia ou logo nas primeiras sessões de exercícios, buscar uma performance como a de quem pratica atividades regulares. É preciso ir aos poucos, após passar pela devida avaliação com um cardiologista e, se a pessoa tiver dores ou problemas osteomusculares, precisa passar também por um ortopedista”, orienta.

Apesar de todas essas precauções, o médico não deixa de incentivar quem está inativo e quer começar já a mudar a situação. Para esses, a melhor medida é uma caminhada, que não precisa ser vigorosa logo de início. Pode ser leve, dentro do ritmo e das condições de cada indivíduo. Além disso, exercícios leves e básicos de alongamento, sem forçar os limites, também podem ser realizados por praticamente todas as pessoas.

SIGA AS DICAS

Para quem está sedentário e quer aproveitar o final de semana para praticar alguma atividade, a realização de caminhadas é uma excelente alternativa. O ritmo NÃO deve ser forçado;

Movimentos de alongamento são importantes para TODAS as pessoas. Eles ajudam a preparar os músculos para todas as atividades, até mesmo as mais banais do dia a dia. Manter os músculos alongados é uma forma de proteger todo o sistema musculoesquelético;

Quem deseja incorporar a prática esportiva à rotina deve SEMPRE consultar um cardiologista. A consulta de rotina a esse profissional também é fundamental para aqueles que já praticam atividades com regularidade;

Pessoas que sofrem de dores crônicas devem buscar um especialista para que seja realizada uma investigação diagnóstica sobre as causas do problema. Geralmente, o ortopedista ou o reumatologista é que cuidam desses quadros, dando também as devidas orientações sobre as práticas desportivas mais adequadas para cada caso;

Pessoas que tenham problemas ortopédicos já instalados, como desvios na coluna, devem SEMPRE buscar a orientação do ortopedista para a prática de esportes, mesmo que não sintam dores. No caso da escoliose, por exemplo, algumas atividades não são recomendadas, enquanto outras são especialmente benéficas;

Mesmo quando a pessoa tem bom preparo físico e vai praticar um esporte que não está acostumada, ela vai forçar movimentos, tensionando, exigindo força ou flexibilidade de grupos musculares que não está acostumada a usar, e isso pode gerar lesões musculares ou, até mesmo, nas articulações. É importante saber observar os seus limites.

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

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