Categorias: ArtigosNotícias

Avanços no campo de Neurofisiologia prometem evoluções no tratamento da dor

Compartilhe

Simone Amorim,
neurofisiologista e neurologista infantil

Há alguns dias, estive em Natal (RN), para o Congresso Brasileiro de Neurofisiologia Clínica, sendo que, neste ano, foi comemorado também o cinquentenário da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC).

Durante o Congresso de Neurofisiologia, com o Dr. Antonio Cattai, homenageado no evento.

Durante o evento, mestres como o Dr. Antonio Luiz Cattai foram homenageados por toda uma vida dedicada à arte de decifrar os sinais do nosso sistema nervoso central e periférico. Além disso, o amigo e médico fisiatra Dr. Fuad Chaim Filho, integrante do Corpo Clínico da Vita, foi aprovado na difícil prova de título da SBNC, transcorrida no mesmo fim de semana.

Dr. Fuad Chaim, membro do Corpo Clínico da Vita.

Foi, portanto, um momento simbólico de consagração dessa especialidade que, conforme sempre venho apontando por aqui, tem muito o que contribuir para a Medicina e é ainda pouco conhecida pelo grande público. E foram também dias de grande alegria e de muito aprendizado.

Meu maior objetivo no evento foi o de assistir às aulas de Eletroneuromiografia, área em que concentro minha especialização. Nelas, pude revisar conceitos e também conhecer técnicas novas, além de ver como as pesquisas estão avançadas nesse campo, com os neurocientistas engajados em descobrir como funcionam e atuam até as fibras nervosas mais finas que existem em nosso corpo.

São avanços que nos fascinam e que, na medida em que consigo, tento compartilhar por aqui.

O grande interesse científico sobre essas fibras nervosas que, embora minúsculas, estão longe de serem insignificantes, está principalmente no fato delas, muitas vezes, serem as grandes responsáveis pelos quadros de dor – a chamada dor neuropática – e causarem a neuropatia periférica de fibras finas, comum em pacientes diabéticos, fibromiálgicos e naqueles que normalmente relatam uma dor em “queimação” nos pés, sem que os exames apontem uma causa.

Nem é preciso dizer que entender os problemas que acometem essas estruturas, bem como o mecanismo da dor, são os primeiros e fundamentais passos para que tenhamos, cada vez mais, tratamentos assertivos e eficazes.

Ver de perto essa evolução acontecendo e poder transmitir a notícia desses avanços para os pacientes é não só um privilégio, como também algo muito gratificante. Eis aí o resumo do que foi mais um final de semana de estudos – e que valeu muito cada minuto!

Essa publicação foi atualizada em 24 de agosto de 2019 15:44

As opiniões expressas nesse artigo são de responsabilidade de seus respectivos autores.
Caso deseje entrar em contato conosco, escreva para blogdavita@vitaclinica.com.br
Produzido por
Dra. Simone Amorim

Neurofisiologista e Neurologista Infantil

Recentes

Você sabia que existe um médico especialista em dor?

Sim, existe um Dia Mundial de Combate à Dor e ele é assinalado agora, a 17 de outubro. Estima-se que…

1 semana atrás

Música traz benefícios diretos para o Processamento Auditivo Central (PAC)

Muitas pessoas nem sequer desconfiam que têm o Transtorno do Processamento Auditivo Central, mas enfrentam diversos prejuízos por causa disso,…

3 semanas atrás

Neuroplasticidade: a incrível capacidade de adaptação do cérebro humano

Que o cérebro humano é um fantástica central de processamento de informações, programação e distribuição de comandos, você certamente já…

3 meses atrás

“Manhãs da Vita”: especialistas esclarecem ao vivo dúvidas sobre temas de saúde

Temos uma novidade para você: a partir deste mês, uma vez por semana, um especialista do nosso Corpo Clínico estará…

3 meses atrás

AVC: uma pandemia silenciosa

Os acidentes vasculares cerebrais são hoje as principais causas de incapacidade em todo o planeta e a segunda maior causa…

3 meses atrás

Pandemia aumenta riscos de complicações em pacientes com doenças crônicas

Os riscos da pandemia do novo coronavírus vão muito além da Covid-19. Após quase um semestre de mudanças na rotina…

4 meses atrás