Avanços terapêuticos na Neurologia

Compartilhe

Simone Amorim,
neurofisiologista e neurologista infantil

A cada dois anos, cientistas, médicos e demais profissionais da Saúde, com especialidades na área da Neurorreabilitação e/ou em linhas de trabalho focadas no aperfeiçoamento das terapêuticas e no uso da toxina botulínica para melhoria das condições de pacientes crônicos, se reúnem para um dos congressos considerados mais completos nesse segmento, o Toxins, organizado pela Associação Mundial de Neurotoxinas. As edições são alternadas entre os EUA e a Europa. Desta vez, o evento está acontecendo em Lisboa (Portugal).

Esse é um evento bem completo para quem atua na área e busca estar sempre alinhado com todas as atualizações do segmento, porque ele tem dois grandes focos:

– O da chamada “ciência básica”, ou seja, os estudos da estrutura bioquímica da toxina botulínica, o conhecimento de como ela interage no nosso organismo, juntamente a estudos atualizados sobre a anatomia e fisiologia das sinapses realizadas pelas células neuronais (isto é, o funcionamento das células cerebrais propriamente ditas). Assim, são repassados e atualizados os conhecimentos sobre todo o mecanismo de ação da substância, tais como início do efeito, duração, e demais dados que sempre podem impactar positivamente nos protocolos de tratamento;

– E a oportunidade de conhecermos e de nos atualizarmos sobre os resultados de estudos que acompanham a evolução de grupos de pacientes com indicações para quadros como espasticidade, paralisia cerebral, sequelas pós-AVC, distonia, hemiespasmo facial, blefaroespasmo, enxaqueca, etc. Quadros com os quais também lidamos na nossa clínica, no dia a dia.

Como a ciência não para de evoluir e fazer descobertas, estarmos atentos a cada detalhe a respeito desses tópicos descritos acima é algo que nos coloca em condições de aprimorarmos ainda mais a eficácia das terapêuticas no campo da Neurorreabilitação.

Portanto, minhas expectativas com esse evento são as melhores possíveis e, pelo que acompanhei ontem na abertura oficial, os próximos dias prometem!

Centenas de profissionais, do mundo inteiro, estão aqui reunidos para a troca de informações e atualizações que vêm mudando toda uma perspectiva de qualidade de vida, de saúde e de longevidade para o paciente neurológico crônico em todos os cantos do mundo. Tomar parte disso é simplesmente emocionante!

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Pacientes sofrem mais com crises de enxaqueca durante a pandemia

Maiores níveis de estresse, tensão e ansiedade, junto com as alterações na rotina, têm propiciado ambiente ideal para agravamento das…

2 semanas atrás

Atendimento rápido e monitoramento diminuem índices de morte pela Covid-19

Quase um semestre após a primeira identificação do novo coronavírus, e com muito ainda por se descobrir sobre a sua…

4 semanas atrás

Médicos dão dicas sobre cuidados de saúde importantes durante a quarentena

Sabe aquela história de “fazer do limão uma limonada”? Quem entende de saúde e de qualidade de vida propõe justamente…

4 semanas atrás

Lives tiram dúvidas sobre autismo e outros quadros, em tempos de quarentena

Muito ativa nas redes sociais, a neurologista infantil e neurofisiologista Simone Amorim, diretora da Clínica Vita, está atenta à tendência…

1 mês atrás

Incidência de Transtorno do Espectro Autista segue em crescimento

A prevalência de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) segue crescendo! As últimas estatísticas americanas mostram uma prevalência de…

2 meses atrás

Por que todos devem usar máscaras?

Em se tratando de fórmulas para o combate ao novo coronavírus, existem poucas certezas absolutas neste momento. O uso de…

2 meses atrás