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Cinco fatores que fazem toda a diferença para a sua saúde

Alguns hábitos simples já são consenso universal entre especialistas em Saúde como medidas comprovadamente eficazes para prevenir doenças e promover melhores condições para um estado completo de bem-estar. Conheça-os:

Abaixo, listamos algumas dicas universais, que já são consenso entre os especialistas em Saúde. São hábitos e medidas comprovadamente eficazes para a prevenção de doenças e que proporcionam melhores condições para um estado completo de bem-estar:

  1. Valorize o seu sono. Dormir bem (o que não quer dizer dormir demais) é indispensável para o pleno descanso físico e mental. Estudos apontam que um adulto saudável necessita de 7 a 8 horas de sono por noite. O sono profundo, tranquilo e restaurador é fundamental para manter os hormônios equilibrados, favorecendo o nosso metabolismo e também o sistema imunológico. Se você é do tipo que, mesmo dormindo muito, acorda cansado, procure ajuda profissional. Muitas vezes, apenas alguns ajustes no ambiente, controlando a luz e o barulho, a atenção à alimentação e a adoção de algumas práticas de relaxamento já são suficientes para garantir noites muito mais revigorantes.
  2. Melhore a alimentação. Alimentar-se de forma funcional, saudável e bem equilibrada é uma questão de planejamento. A decisão de fazer o certo é o passo mais importante para melhorar os padrões nesse sentido. É difícil priorizar as massas e os grãos integrais? Então, que tal alternar o arroz e levar uma marmitinha com o tipo integral, uma carne magra e legumes bem temperados pelo menos três vezes por semana? As dicas são muitas e não param por aqui e, felizmente, hoje em dia o acesso à informação é fácil para todos. Mas, na dúvida, as nutricionistas também estão aí para ajudar a montar uma dieta que seja prática e fácil de realizar, dentro das suas necessidades específicas!
  3. Coma a cada 3 horas. Depois de pesquisar bem e se informar sobre as escolhas mais saudáveis (e existem muitas!), agora é hora de entender a importância de fracionar corretamente as refeições. Comer a cada 3 horas é fundamental para manter o metabolismo em um bom ritmo. Ter horários específicos para as refeições é fundamental para quem quer manter a boa saúde e também nas dietas de emagrecimento, pois, quando exageramos no espaço entre as refeições, a tendência é exagerar também na quantidade nas refeições subsequentes.
  4. Invista na água. Sem os níveis ideais de água no organismo, adoecemos. Simples assim. E sabia que a sede já é um sinal de desidratação do organismo? Bem, o número está aqui: dois litros (ou oito copos) é o que TODAS as pessoas precisam por dia. Manter-se hidratado favorece diretamente a beleza da pele, a manutenção do peso ideal, o bom funcionamento dos rins, o bom funcionamento cerebral, o hálito e a saúde bucal.
  5. Mexa o corpo. O corpo humano foi feito para o movimento e agradece quando lhe proporcionamos isso. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que pessoas saudáveis, que queiram se manter assim, devem realizar pelo menos 30 minutos de atividades físicas bem orientadas, pelo menos cinco vezes por semana. A lista de benefícios para quem sai do sedentarismo não cabe em um único post, mas vale a pena destacar os seguintes: melhora a circulação sanguínea e fortalece o sistema cardiovascular; previne o diabetes; previne o AVC; ajuda no controle do colesterol; é fundamental para o controle do peso; previne a osteoporose; fortalece ossos e músculos; espanta o estresse e libera substâncias que dão sensação de bem-estar.

Essa publicação foi atualizada em 26 de fevereiro de 2019 14:03

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