Categorias: Notícias

Cinco lições sobre iogurtes

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Por Kelly Matosinhos, jornalista
Num artigo recente, li que os iogurtes estão no top five entre os aliados estratégicos para quem deseja emagrecer. Meu paladar infantil agradeceu a informação e eu já estava sonhando com as bandejas de petit suisse colorindo a geladeira. Mas a drª. Serena Del Favero, que tem a última palavra em termos de Nutrição aqui na Clínica Vita, além de saber tudo do riscado, sabe bem como nos convidar a descer das nuvens de algodão-doce sem precisar deixar a vida carente de sabor.
Em poucas palavras, ela me disse tudo que eu precisava saber para rechear a minha geladeira não só de potinhos, mas também de muito bom senso. Eis o resumo do que precisamos saber sobre o tema:

Adultos também precisam de cálcio e os iogurtes podem ajudar
O leite e seus derivados são ótimas fontes de cálcio, nutriente importante para a saúde óssea. Existem estudos recentes mostrando que a ingestão adequada de cálcio ajuda na perda e na manutenção de peso corporal, ou seja, são excelentes aliados para dietas hipocalóricas com o objetivo de emagrecer.
Além disso, os produtos lácteos são ricos em proteínas (importantes para a construção e reparação de tecidos do corpo). Na versão light, esses alimentos são ótimos para quem está de dieta, pois há consumo de proteínas sem consumo de gordura.

Mais prático que o leite, menos gordo que o queijo
Normalmente, é possível substituir com tranquilidade a ingestão de iogurtes por leite. Mas a grande vantagem do iogurte está na praticidade, pois, além de saborosos, eles são fáceis de carregar para tomar durante os lanches da manhã e da tarde. Já em relação aos queijos, a versão light dos iogurtes costuma ter a vantagem de apresentar um teor menor de gordura.
E ainda: alguns iogurtes – não todos – possuem lactobacilos que ajudam na manutenção da flora intestinal – e isso os torna um alimento bem funcional. Um outro ponto a favor da boa fama dos iogurtes é que eles podem ser consumidos por pessoas que tenham uma intolerância leve à lactose, sendo uma boa fonte de cálcio para esta população.

Ideal são três porções por dia de produtos lácteos
A recomendação é que se consuma, em média, três porções de leites ou derivados por dia, para que as necessidades de cálcio de uma pessoa adulta sejam supridas. Não é preciso que essas três porções diárias sejam de iogurte, mas ele é uma fonte gostosa e prática de ingerir cálcio, proteínas e lactobacilos.
Nas opções light, os iogurtes representam a ingestão de todos esses nutrientes, com um teor baixo de gordura.

Eles podem representar perigo à balança
Quem quer emagrecer deve consumir a versão light, zero ou desnatada (os nomes variam, de acordo com a marca). Os iogurtes “normais” podem ter alto teor de gordura e açúcares.

Os chamados probióticos dão mesmo aquela forcinha ao intestino
Os produtos que contêm uma ou mais cepas bem definidas podem ser considerados produtos probióticos, com efeitos benéficos sobre a saúde. Bactérias pertencentes aos gêneros Lactobacillus e Bifidobacterium e, em menor escala, Enterococcus faecium, são mais freqüentemente empregadas como suplementos probióticos para os alimentos.
Para garantir um efeito contínuo, os probióticos devem ser ingeridos diariamente. Alterações favoráveis na composição da microbiota intestinal foram observadas com doses de 100g de produto alimentício, o que equivale a um potinho de iogurte enriquecido com probióticos todos os dias.

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

6 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

6 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás