Categorias: ArtigosNeurologia

Como funciona o tratamento com Botox

Compartilhe

Por Simone Amorim,
Neurologista Infantil

Há algum tempo fomos procurados pela equipe do SBT Brasil aqui na Clínica Vita para falarmos sobre as possibilidades terapêuticas da toxina botulínica – mais conhecida pelo nome comercial de Botox. A matéria foi ao ar no dia 24 de Abril e, como é comum nesses casos, pais e familiares de pacientes com quadros que potencialmente podem ser beneficiados pela técnica têm nos procurado, animados com a notícia e, ao mesmo tempo, bastante ansiosos para saber mais sobre o tema.

O uso da toxina botulínica na reabilitação de pacientes, para além da área da estética, ainda é pouquíssimo conhecido e divulgado no Brasil. Poucas pessoas sabem que uma gama de procedimentos não só é autorizada pela Agência Nacional de Saúde (ANS), como tem cobertura no rol de procedimento dos planos particulares e também podem ser oferecidos pelo SUS.

Entender como funciona a técnica é, naturalmente, uma etapa importante para que a família saiba o que esperar desses procedimentos. Por isso, posto no final deste texto o link para a reportagem e também alguns outros links com explicações mais detalhadas sobre o assunto. Aqui mesmo no blog falamos disso em um dos nossos primeiros posts (confira aqui).

Crianças com quadros de paralisia cerebral ou sequelas de meningites, por exemplo, estão entre as que podem ser beneficiadas com o uso da toxina. Pacientes adultos vitimados por AVCs (derrame cerebral) ou outras doenças de ordem neurológica que afetem a parte motora e o controle muscular, também podem se beneficiar com o tratamento. Outras especialidades, além da Neurologia, também podem recorrer a terapias com a toxina botulínica em casos diversos, como os de estrabismo, incontinências urinárias ou até sudorese excessiva.

Porém, é fundamental enfatizar que o uso da toxina não é uma panacéia que deva ser indicada indiscriminadamente para tratar todo e qualquer problema de saúde – muito embora venha dar um grande contributo a diversas áreas médicas, como já dito acima. Qualquer indicação para a terapia tem de ser feita por um médico conhecedor da área e a administração da substância no paciente exige treinamento específico por parte deste profissional.

Confira aqui a reportagem de TV sobre o uso da toxina em crianças com paralisia cerebral.

Clique aqui para entender o que é a paralisia cerebral e como funciona o tratamento com a toxina botulínica.

Veja em um infográfico como é a técnica do Tratamento com Botox.

Confira aqui perguntas e respostas sobre o uso do Botox na área da Neurologia e da Neurologia Infantil e conheça as principais patologias em que a técnica pode ser aplicada.

Hoje, o uso terapêutico da toxina botulínica é amplo, podendo beneficiar diversas áreas da Medicina. Para saber mais sobre isso, veja aqui.

Essa publicação foi atualizada em 24 de agosto de 2019 15:38

As opiniões expressas nesse artigo são de responsabilidade de seus respectivos autores.
Caso deseje entrar em contato conosco, escreva para blogdavita@vitaclinica.com.br
Produzido por
Dra. Simone Amorim

Neurofisiologista e Neurologista Infantil

Recentes

Vida social mais ativa estimula massa cinzenta no cérebro do idoso

Um estudo recente, divulgado pela Universidade de Pittsburgh (EUA), mostrou que uma vida social ativa tem impacto direto na manutenção…

3 dias atrás

Você sabia que existe um médico especialista em dor?

Sim, existe um Dia Mundial de Combate à Dor e ele é assinalado agora, a 17 de outubro. Estima-se que…

1 mês atrás

Música traz benefícios diretos para o Processamento Auditivo Central (PAC)

Muitas pessoas nem sequer desconfiam que têm o Transtorno do Processamento Auditivo Central, mas enfrentam diversos prejuízos por causa disso,…

2 meses atrás

Neuroplasticidade: a incrível capacidade de adaptação do cérebro humano

Que o cérebro humano é um fantástica central de processamento de informações, programação e distribuição de comandos, você certamente já…

4 meses atrás

“Manhãs da Vita”: especialistas esclarecem ao vivo dúvidas sobre temas de saúde

Temos uma novidade para você: a partir deste mês, uma vez por semana, um especialista do nosso Corpo Clínico estará…

4 meses atrás

AVC: uma pandemia silenciosa

Os acidentes vasculares cerebrais são hoje as principais causas de incapacidade em todo o planeta e a segunda maior causa…

4 meses atrás