Categorias: NeurologiaNotícias

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu no campo da estética, a substância está cada vez mais presente no universo da Neurorreabilitação, e isso beneficia diretamente os pacientes. Entretanto, o crescimento desse mercado também acaba por ser um atrativo para a prática de serviços de qualidade duvidosa, exigindo muita atenção na hora de escolher o local para realizar tratamentos dessa natureza.

A Anvisa apreendeu lotes de toxina botulínica falsificada e alerta para que as pessoas sejam criteriosas na hora de escolher os locais para realizar tratamentos

Compra segura da medicação

Quem atua de forma séria nessa área sabe que a compra segura da toxina botulínica é feita diretamente com as marcas fabricantes. Essa é a forma de garantir a aquisição do medicamento original, e dentro de todas as condições sanitárias de envase e acondicionamento que a substância exige.

“A toxina botulínica é um agente biológico, que requer uma cadeia de cuidados específicos. Ela tem prazo de validade e precisa estar sempre sob refrigeração. Além disso, são necessários conhecimentos específicos para a sua manipulação, a fim de se fazer corretamente a diluição das doses que serão injetadas nos pacientes”, esclarece a enfermeira Tuane Pacheco, que chefia o serviço de suporte aos médicos injetores na Clínica Vita.

Tuane Pacheco acompanha de perto o criterioso processo de aquisição, acondicionamento e utilização de toxina botulínica na Clínica Vita

Sendo assim, não existe mágica nos preços. Aplicações de toxina botulínica por valores muito abaixo das médias de mercado podem apontar para serviços pouco confiáveis.

“Preços baixos e promoções nunca devem ser os critérios de escolha de um paciente para as suas aplicações de toxina botulínica. Felizmente, hoje, essa terapêutica também já tem cobertura por muitos convênios. Mas mesmo os planos de saúde devem também estar muito atentos aos locais que credenciam para prestar esses serviços”, salienta Tuane.

Médicos habilitados

Especialista em tratamentos com toxina botulínica na área neurológica, a diretora clínica da Vita, Simone Amorim, ressalta que as aplicações dessa substância só podem ser feitas por médicos habilitados na área.

“Ser médico é o primeiro pré-requisito para trabalhar com essa terapêutica. Mas esse profissional também precisa passar por toda uma formação teórica e prática, que vai garantir a ele a habilitação necessária para realizar os procedimentos”, explica Simone.

Com larga experiência na área, Simone Amorim coordena o MEDTOXIN – Programa de Formação Médica Continuada em Toxina Botulínica na Neurologia

Com mais de 18 anos de formação e experiência na terapêutica com toxina botulínica no campo da Neurorreabilitação, Simone, que é neurologista infantil e neurofisiologista, coordena atualmente o MEDTOXIN – um Programa de Formação Médica Continuada em Toxina Botulínica na Neurologia. Lançado no final de 2022, o curso tem formato misto, com aulas on-line e presenciais, visando preencher as grandes lacunas existentes na capacitação médica na área no Brasil.

Expandir a oferta e a qualidade dos serviços

Na área neurológica, especificamente, a terapêutica com toxina botulínica é ainda um segmento em expansão no Brasil. Fora dos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, ainda existe uma grande carência de mão de obra especializada.

Contudo, não basta apenas existirem mais médicos trabalhando na área. É preciso oferecer resultados efetivos aos pacientes.

“Tão ruim quanto não haver oferta da terapêutica com toxina botulínica é as pessoas terem acesso a um serviço dessa natureza e saírem insatisfeitas”, salienta a especialista, que ouve muitos desses relatos por parte de pacientes que chegam pela primeira vez ao seu consultório ou, então, que retornam à Clínica Vita, após tentarem seguir com o tratamento nas localidades onde vivem.

Conforme salienta Simone, o caminho para a excelência terapêutica com toxina botulínica só tem uma via: ele começa com uma sólida formação de base na área, e precisa continuar a ser percorrido pelo médico, por meio de constantes treinamentos e aperfeiçoamentos das suas técnicas.

DICAS PARA UMA ESCOLHA SEGURA DE SERVIÇOS MÉDICOS COM TOXINA BOTULÍNICA:

  • Fuja de valores muito abaixo da média de mercado;
  • Observe o histórico do médico/clínica onde pretende realizar o procedimento. Itens como clareza nos canais de comunicação e comentários de quem já foi atendido no local devem ser levados em consideração;
  • Fique atento ao ambiente e às práticas gerais de biossegurança adotadas no local, pois organização e higiene são indicadores importantes em todas as etapas do atendimento médico;
  • Procure se informar sobre a substância que está sendo administrada e ter atenção às orientações dadas pelo médico sobre o que esperar após o procedimento. Alinhar corretamente as expectativas é importante e ter acesso a informações claras sobre o seu tratamento é um direito do paciente.

Na Clínica Vita, os pacientes neurológicos também são contactados após as aplicações, para acompanhamento dos resultados e reforço de orientações. Todos esses cuidados antes, durante e depois dos procedimentos fazem dos nosso serviço uma referência nacional nessa área.

Essa publicação foi atualizada em 27 de fevereiro de 2023 11:23

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

6 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

6 meses atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás

Medidas que otimizam os resultados da toxina botulínica na reabilitação

A terapêutica com toxina botulínica é uma realidade consolidada hoje no cenário da Neurorreabilitação. Já não é mais possível pensar…

1 ano atrás