Categorias: NeurologiaNotícias

Desconhecimento de sinais dificulta diagnóstico de doença rara

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

O diagnóstico das doenças consideradas raras, muitas vezes, leva anos para ser feito. Muito disso deve-se ao desconhecimento sobre seus sinais, sintomas e evolução clínica, conforme ressalta a neurologista infantil e diretora clínica da Vita, Simone Amorim.

A médica, que também acompanha pacientes com a doença de Niemann Pick-C, será uma das palestrantes da Semana de Apoio aos Pacientes com Doenças Raras. O evento é promovido pelo Grupo de Estudos de Doenças Raras (GEDR), que é composto por várias entidades, associações e organizações não-governamentais.

A Semana acontece em 18 cidades de 11 Estados brasileiros, de 21 a 28 deste mês, e contará com palestras, mesas-redondas e exposições de especialistas e de pessoas que estão diretamente envolvidas com essas patologias.

“Na minha palestra, que será nesta sexta-feira, dia 22, o objetivo é abordar sinais, sintomas clínicos, métodos diagnósticos e também dar um panorama sobre os tratamentos disponíveis para esses pacientes”, explica Simone.

No caso da Doença de Niemann Pick-C, a especialista considera fundamental chamar a atenção para alguns sinais clínicos que a caracterizam.

“As doenças neurodegenerativas, muitas vezes, se apresentam com sobreposição de sintomas, podendo confundir até mesmo médicos experientes. O diagnóstico é feito com muita atenção às sutilezas, aos detalhes. São pistas importantes, como a paralisia do olhar e as crises de cataplexia (crises de riso seguidas de perda de tónus muscular), por exemplo”, indica.

A doença, também chamada simplesmente de NPC, é considerada rara porque sua incidência é da ordem de um caso para cada 120 mil indivíduos. Porém, conforme salienta a especialista, a dificuldade no diagnóstico pode fazer com que muitos casos não sejam diagnosticados.

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

6 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

6 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás