Categorias: NeurologiaNotícias

Dia de Conscientização terá piquenique para pacientes com Paralisia Cerebral

Compartilhe

Neste domingo, 6 de outubro, temos o Dia Mundial da Paralisia Cerebral. Neste ano, a data está sendo celebrada com um convite global para a realização de atividades inclusivas, envolvendo as pessoas com essa condição.

Nós, da Clínica Vita, preparamos um dia ao ar livre, com um piquenique no Parque do Povo, em São Paulo, para uma manhã de convivência e diversão entre os pacientes, suas famílias e integrantes da nossa equipe multidisciplinar. Todas as pessoas com Paralisia Cerebral, seus familiares, amigos e profissionais da área estão convidados a comparecer –  usando, preferencialmente, uma peça na cor verde, em alusão à campanha de conscientização Go Green 4CP.

A ação está alinhada com as propostas do movimento World Cerebral Palsy Day, que visa promover a conscientização a respeito da realidade das pessoas com Paralisia Cerebral (PC), destacando questões como o direito à inclusão, à Educação, aos tratamentos de Saúde e à qualidade de vida. O movimento é guiado por um manifesto (que pode ser lido aqui), divulgado em nível mundial, explicando as intenções da campanha. O documento lembra que as pessoas com PC são diferentes, e que essa diferença é exatamente o grande ponto que elas têm em comum.

O que é Paralisia Cerebral

Paralisia Cerebral é o termo genérico usado para designar um agravo (lesão/problema) sofrido em alguma área do cérebro, de forma permanente, em algum momento durante a gestação, parto ou ao longo da primeira infância. Clinicamente, o quadro é chamado de encefalopatia crônica não progressiva – isso significa que embora a lesão cerebral acompanhe o paciente pelo resto da vida, ela NÃO progredirá.

As consequências do agravo cerebral podem ser tanto motoras, quanto cognitivas, sendo que a extensão e a gravidade de cada quadro varia muito entre os pacientes. Além disso, existem diversas comorbidades com grande prevalência entre os pacientes com PC, como as epilepsias e alguns transtornos, como o déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).


Aqui no Blog da Vita, já tivemos diversas postagens e séries falando sobre as implicações da Paralisia Cerebral e, no momento, a neurofisiologista e neurologista infantil Simone Amorim, nossa diretora clínica, também está publicando uma série de artigos a esse respeito em seu blog (para ler os posts da médica, clique aqui).

Acompanhamento multidisciplinar

Atualmente, com todo o desenvolvimento ocorrido no campo da Neurorreabilitação, há um entendimento geral de que um diagnóstico de Paralisia Cerebral NÃO é sinônimo de vida vegetativa e sem alternativas. Hoje, com as abordagens multidisciplinares, as terapêuticas avançadas e diversificadas, que podem e devem ser combinadas entre si, há muito o que se fazer por esses pacientes, por meio de planos de tratamento individualizados, que visem garantir as melhores condições de desenvolvimento para esses indivíduos, dentro de suas condições.

Com os tratamentos e os suportes adequados, a pessoa com PC pode e deve ter uma vida inclusiva, participando de atividades sociais, realizando atividades físicas e sendo exposta a estímulos que contribuam para o seu desenvolvimento intelectual, cognitivo e emocional. Daí a importância de um dia como o Go Green 4PC. Que seja apenas o primeiro de muitos!

Essa publicação foi atualizada em 4 de outubro de 2019 15:06

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Dermatologistas esclarecem dúvidas sobre coronavírus e doenças de pele

Dermatologistas da Clínica Vita esclarecem dúvidas sobre o coronavírus: eles explicam que o vírus NÃO penetra na pele, mas que,…

4 dias atrás

Clínica Vita mantém plantão presencial e atendimento por telemedicina

Clínica Vita implementa sistema de plantão para atendimento presencial dos casos excepcionais durante o período de quarentena e São Paulo,…

4 dias atrás

Epilepsia X estigma: o bem-estar psicológico e social após o diagnóstico

A maneira como as famílias dialogam sobre a epilepsia infantil pode desempenhar grande influência no estigma relacionado à doença. Enfrentar…

1 semana atrás

Covid-19: brechas no sistema imunológico podem causar complicações em qualquer idade

Coronavírus: brechas no sistema imunológico, que podem acontecer com pessoas de qualquer idade, aumentam os riscos de complicações em pacientes…

2 semanas atrás

Busca por dieta cetogênica para o controle da epilepsia é cada vez maior

Pouco mais de um ano após a Liga Brasileira de Epilepsia ter incorporado a dieta cetogênica em seu protocolo de…

3 semanas atrás

Coronavírus já é considerado uma pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acaba de decretar a situação do novo coronavírus como uma pandemia (epidemia espalhada por…

4 semanas atrás