Categorias: NeurologiaNotícias

Dia de Conscientização terá piquenique para pacientes com Paralisia Cerebral

Compartilhe

Neste domingo, 6 de outubro, temos o Dia Mundial da Paralisia Cerebral. Neste ano, a data está sendo celebrada com um convite global para a realização de atividades inclusivas, envolvendo as pessoas com essa condição.

Nós, da Clínica Vita, preparamos um dia ao ar livre, com um piquenique no Parque do Povo, em São Paulo, para uma manhã de convivência e diversão entre os pacientes, suas famílias e integrantes da nossa equipe multidisciplinar. Todas as pessoas com Paralisia Cerebral, seus familiares, amigos e profissionais da área estão convidados a comparecer –  usando, preferencialmente, uma peça na cor verde, em alusão à campanha de conscientização Go Green 4CP.

A ação está alinhada com as propostas do movimento World Cerebral Palsy Day, que visa promover a conscientização a respeito da realidade das pessoas com Paralisia Cerebral (PC), destacando questões como o direito à inclusão, à Educação, aos tratamentos de Saúde e à qualidade de vida. O movimento é guiado por um manifesto (que pode ser lido aqui), divulgado em nível mundial, explicando as intenções da campanha. O documento lembra que as pessoas com PC são diferentes, e que essa diferença é exatamente o grande ponto que elas têm em comum.

O que é Paralisia Cerebral

Paralisia Cerebral é o termo genérico usado para designar um agravo (lesão/problema) sofrido em alguma área do cérebro, de forma permanente, em algum momento durante a gestação, parto ou ao longo da primeira infância. Clinicamente, o quadro é chamado de encefalopatia crônica não progressiva – isso significa que embora a lesão cerebral acompanhe o paciente pelo resto da vida, ela NÃO progredirá.

As consequências do agravo cerebral podem ser tanto motoras, quanto cognitivas, sendo que a extensão e a gravidade de cada quadro varia muito entre os pacientes. Além disso, existem diversas comorbidades com grande prevalência entre os pacientes com PC, como as epilepsias e alguns transtornos, como o déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).


Aqui no Blog da Vita, já tivemos diversas postagens e séries falando sobre as implicações da Paralisia Cerebral e, no momento, a neurofisiologista e neurologista infantil Simone Amorim, nossa diretora clínica, também está publicando uma série de artigos a esse respeito em seu blog (para ler os posts da médica, clique aqui).

Acompanhamento multidisciplinar

Atualmente, com todo o desenvolvimento ocorrido no campo da Neurorreabilitação, há um entendimento geral de que um diagnóstico de Paralisia Cerebral NÃO é sinônimo de vida vegetativa e sem alternativas. Hoje, com as abordagens multidisciplinares, as terapêuticas avançadas e diversificadas, que podem e devem ser combinadas entre si, há muito o que se fazer por esses pacientes, por meio de planos de tratamento individualizados, que visem garantir as melhores condições de desenvolvimento para esses indivíduos, dentro de suas condições.

Com os tratamentos e os suportes adequados, a pessoa com PC pode e deve ter uma vida inclusiva, participando de atividades sociais, realizando atividades físicas e sendo exposta a estímulos que contribuam para o seu desenvolvimento intelectual, cognitivo e emocional. Daí a importância de um dia como o Go Green 4PC. Que seja apenas o primeiro de muitos!

Essa publicação foi atualizada em 4 de outubro de 2019 15:06

Agende sua consulta com um de nossos especialistas!


* Campos obrigatórios

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Dia da Paralisia Cerebral é celebrado com ações inclusivas em todo o mundo

Especialistas e pacientes da Clínica Vita participam do I Encontro do Dia Mundial da Paralisia Cerebral, em piquenique no Parque…

2 semanas atrás

Como funciona a Estimulação Magnética para tratar a depressão

Reconhecida pelas autoridades nacionais e internacionais de Saúde, a EMT (Neuromodulação) é um procedimento moderno, eficaz e seguro nos tratamentos…

4 semanas atrás

Depressão: o que esperar dos tratamentos disponíveis?

Hoje existem muitas alternativas para o tratamento da depressão, como: neuromodulação (EMT), psicoterapia e uso de medicamentos. Os caminhos terapêuticos…

4 semanas atrás

A depressão “invisível” dos cuidadores de pacientes crônicos

A depressão entre cuidadores de pacientes crônicos é um problema recorrente, que precisa ser prevenido. Os impactos disso atingem todo…

1 mês atrás

Psiquiatra: quando procurar esse médico que cuida da mente?

O psiquiatra é o médico que cuida da saúde da mente. Por isso, sempre que os sintomas psíquicos causem sofrimento,…

1 mês atrás

Cardiologista alerta para o perfil de jovens com riscos de infarto

Casos de infarto tem crescido entre jovens e matam cinco vezes mais do que em pessoas com mais de 50…

1 mês atrás