A interação e o intercâmbio de experiências entre especialistas de diversas áreas é o grande propósito da iniciativa, conforme explica a diretora clínica, Simone Amorim.
“No dia a dia, sempre conversamos sobre pacientes que são assistidos de forma multidisciplinar. Mas sentimos que, para além disso, é também importante termos encontros mensais, a fim de discutirmos assuntos mais amplos, que sejam recorrentes na nossa prática em consultório”, ressalta a médica.
A fonoaudióloga Joyce Fialho também sublinha o caráter fundamental da interdisciplinaridade nos serviços de Saúde. “A troca de experiências entre especialistas de áreas diversas, mas que lidam com o mesmo tipo de paciente, permite uma visão mais ampla de determinados quadros clínicos, facilitando diagnósticos e otimizando abordagens terapêuticas”, defende.
No primeiro encontro realizado este ano na clínica, no último dia 16, a fonoaudióloga e as neuropediatras Fernanda Monti e Camila Santos, junto com a diretora clínica, conversaram sobre o tema “Problemas de aprendizado e dificuldades escolares”.
Esse é um assunto amplo, que envolve diversas questões dos campos da Neurologia Infantil, da Fonoaudiologia, da Psicologia, da Neuropsicologia, etc. Mas neste evento, especificamente, a fonoaudióloga Joyce teve a oportunidade de detalhar questões sobre o processo de triagem e abordagens terapêuticas para o Distúrbio de Processamento Auditivo (DPAC), nos quadros que envolvem dificuldades escolares e/ou atrasos cognitivos.
“O DPAC compromete a correta compreensão e a elaboração daquilo que se ouve. Esse é um quadro muito mais comum do que pensamos e que pode ou não estar associado a atrasos cognitivos. Quando um profissional de Saúde se depara com uma criança com dificuldades escolares, é fundamental o encaminhamento ao fonoaudiólogo, para investigação desse quadro, fazendo com que seja incluído nos exames e avaliações diagnósticas”, explica a especialista.
O próximo Café Científico está previsto para acontecer na primeira terça-feira do mês de março. As especialistas pretendem debater temas relacionados à dislexia, abordando questões sobre o diagnóstico e práticas terapêuticas para esses quadros.
Essa publicação foi atualizada em 24 de agosto de 2019 18:36
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