Categorias: NeurologiaNotícias

Especialistas da Vita falam no maior evento de Neurologia Infantil do país

Compartilhe

O maior evento de Neuropediatria do país começa nesta quarta-feira, dia 13, em Recife (PE), e a equipe da Clínica Vita não poderia estar mais entusiasmada, pois nada menos do que três integrantes do nosso Corpo Clínico estão entre os palestrantes. A nossa diretora clínica, Simone Amorim, a neurologista Kette Valente e a nutricionista Lenycia Neri fazem parte dos especialistas convidados para dar aulas e/ou workshops no 14º Congresso Brasileiro de Neurologia Infantil, que vai até o próximo dia 16, em Recife (PE).

Esta é a primeira vez que o congresso, promovido pela Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI), é realizado na Região Nordeste e é também pela primeira vez que contará com workshops de Toxina Botulínica (TB) e de Dieta Cetogênica, na agenda pré-evento.

A coordenação do curso sobre TB – voltado exclusivamente para médicos – ficou a cargo da neurofisiologista e neurologista infantil Simone Amorim, que além de dirigir a Clínica Vita, já acumula cerca de duas décadas de experiência no uso terapêutico da substância na área neurológica – tendo, inclusive, sido pioneira na capital paulista na aplicação da toxina botulínica na área neuropediátrica – e, atualmente, é responsável pelo Ambulatório de Bloqueio Neuromuscular com TB da Disciplina de Neurologia Infantil do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Dra Simone Amorim, diretora clínica da Vita, dará aulas sobre toxina botulínica no Congresso Brasileiro de Neurologia Infantil

“Fiquei muito feliz e honrada com o convite e, para uma alegria ainda maior, vimos as vagas se esgotarem rapidamente. Isso é um indicativo do quanto as terapêuticas com a toxina botulínica estão consolidadas em nosso meio, como caminho para a reabilitação de pacientes com danos neurológicos”, avalia a médica.

O workshop de Toxina Botulínica acontece já nesta quarta, 13, no âmbito da programação pré-congresso, contando ainda com a presença do ortopedista pediátrico Epitácio Leite Rolim Filho, que apresentará o tema “Avaliação Ortopédica na Paralisia Cerebral – o que o neurologista infantil precisa saber”. Já Simone se encarregará do enquadramento teórico sobre o uso da TB na Neurorreabilitação infantil e do desenvolvimento do módulo prático “Tratamento da Espasticidade com Toxina Botulínica na Paralisia Cerebral”. No dia 14, a médica dará também uma aula sobre o tema, dentro da programação oficial do congresso.

Dieta cetogênica

Também inédito no pré-congresso é o workshop sobre Dieta Cetogênica (especialmente indicada para o controle eficaz da epilepsia refratária ao uso de medicações anticonvulsivantes), que, dentre os temas abordados, contará com três palestras da nutricionista Lenycia Neri, que integra a equipe da Vita e atua também no Ambulatório de Dieta Cetogênica do Hospital das Clínicas e no Grupo de Trabalho em Nutrição de Dieta Cetogênica da Secretaria da Saúde de São Paulo.

A nutricionista Lenycia Neri é especialista em dieta cetogênica e falará sobre aspectos práticos dessa terapêutica inovadora

A especialista vê com grande entusiasmo a receptividade dos neurologistas infantis ao tema. “Está havendo um interesse muito grande, pois é um tratamento muito promissor para a epilepsia refrataria a fármacos, especialmente na área pediátrica”, observa, salientando a importância da interação entre a equipe multidisciplinar de atenção ao paciente. “É muito importante atuarmos alinhados, pois o médico é quem indica a dieta cetogênica, mas quem calcula e orienta é o nutricionista, sendo que ambos devem acompanhar o paciente”, explica.

O programa do workshop abrange, então, informações técnicas, para que os médicos possam melhor orientar melhor os pais para o acompanhamento nutricional, além de aprofundar também em aspectos que contribuem para um maior intercâmbio e melhor alinhamento de condutas entre médicos e nutricionistas na prática clínica.

Autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é outro tema importante no congresso e será abordado na aula ministrada neste dia 14, pela neurologista adulto e pediátrica Kette Valente, que também integra o Corpo Clínico da Vita. Diretora-científica do Laboratório de Neurofisiologia Clínica do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo e docente na Faculdade de Medicina da USP, ela irá falar sobre “TEA e Alterações Eletroencenfalográficas (EEG): mitos e verdades”.

Será, portanto, uma semana para lá de movimentada, com muitos temas da maior importância sendo discutidos por grandes especialistas no assunto. As questões debatidas e as atualizações são de interesse tanto da comunidade científica e dos profissionais de saúde em geral, quanto dos pais, familiares, cuidadores e pacientes diretamente envolvidos com o universo da Neurologia Infantil.

Aqui no Blog da Vita e nas nossas redes sociais seguimos acompanhando atentamente as novidades!

Essa publicação foi atualizada em 18 de novembro de 2019 08:34

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Pandemia aumenta riscos de complicações em pacientes com doenças crônicas

Os riscos da pandemia do novo coronavírus vão muito além da Covid-19. Após quase um semestre de mudanças na rotina…

4 dias atrás

Covid-19: seis hábitos indispensáveis dentro do chamado “novo normal”

O isolamento social vai sendo afrouxado, mas o novo coronavírus e a Covid-19 ainda são uma realidade a ser enfrentada,…

2 semanas atrás

Cuidados para que o isolamento social não se transforme em solidão e abandono para os idosos

Mesmo com a tendência atual de governos e sociedades afrouxarem a quarentena, a população idosa segue sob a recomendação de…

2 semanas atrás

Pandemia também põe em risco a saúde mental

A pandemia de Covid-19 também tem causado danos à saúde mental das pessoas. O cenário que envolve riscos biológicos, drásticas…

3 semanas atrás

Pacientes sofrem mais com crises de enxaqueca durante a pandemia

Maiores níveis de estresse, tensão e ansiedade, junto com as alterações na rotina, têm propiciado ambiente ideal para agravamento das…

1 mês atrás

Atendimento rápido e monitoramento diminuem índices de morte pela Covid-19

Quase um semestre após a primeira identificação do novo coronavírus, e com muito ainda por se descobrir sobre a sua…

2 meses atrás