Categorias: Notícias

Internet: uma aliada para a memória dos idosos

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

A Internet, quem diria, pode ser também uma grande aliada de idosos preocupados em manter a memória em dia. E não, não se trata aqui da facilidade de recorrer ao Google ou à Wikipedia para acessar informações que já não estão frescas na cabeça. Do ponto de vista da Neuropsicologia, a rede guarda um manancial de atividades e exercícios que podem, literalmente, estimular os neurônios a trabalhar mais e melhor.

A chave da questão está no desafio que o uso do computador e que a navegação na rede podem representar para o idoso. “Qualquer desafio nos obriga a criar estratégias, a planejar, a usar o raciocínio e a utilizar nossas memórias para conseguir vencer e realiza-los”, diz a neuropsicóloga Marina Rodrigues Alves.

Descobrir, baixar e instalar programas ou simplesmente aprender a usar um aplicativo são, em si, formas muito eficazes de manter a mente ativa. “Sabemos que o cérebro deve ser exercitado com atividades que ajudam a melhorar algumas funções cognitivas, tais como memória, atenção, raciocínio lógico, linguagem, entre outros”, ressalta a drª. Marina.

A especialista explica que a grande vantagem da Internet está no fato de ser um meio de comunicação interativo, diferentemente da TV, por exemplo, onde a recepção de informações se dá de forma passiva. Assim, a possibilidade de pesquisar, pensar em caminhos para buscar e encontrar as informações desejadas são, por si só, formas muito positivas de estimular a atividade intelectual no idoso – que tende não só a ser mais sedentário, como também menos exposto a desafios intelectuais no seu dia a dia.

“Após a aposentadoria, grande parte das atividades que fazemos naturalmente enquanto estamos ativos profissionalmente são deixadas de lado. Com o passar dos anos, podemos ter prejuízos por deixamos de exercitar a memória, o raciocínio, entre outras áreas cognitivas. Por isso, mesmo após nos aposentarmos, devemos continuar lendo, estudando, tendo atividades físicas, praticar jogos, etc.”, recomenda Marina.

Para tirar o melhor partido do que a Internet tem a oferecer, a neuropsicóloga recomenda sites que possibilitem bons momentos de leitura (como os de livros on-line, blogs e notícias, por exemplo), além de jogos on-line, como pôquer, stop e xadrez. Jogos de memória, paciência e estratégias também são ótimos estimuladores da capacidade mental.

Atividades físicas 

Entretanto, se por um lado a drª. Marina recomenda um uso ativo e até terapêutico da rede de computadores, por outro, ela faz um alerta para que isso não se converta em desculpa para uma vida sedentária. Fazer atividade física é fundamental para a saúde do idoso e, inclusive, influencia positivamente também na sua memória.

“A possível influência da atividade física sobre funções cerebrais do idoso foi discutida por diversos autores. É provável que a atividade física regular diminua a ansiedade e a depressão; aumente a autoestima e otimize o estímulo cerebral”, ressalta.

Na Internet ou fora dela, portanto, fica claro que aposentadoria não pode e não deve ser sinônimo de apatia. Não parar e continuar estimulando a mente e o corpo, de formas saudáveis, são medidas importantes para expandir não apenas a expectativa, mas, principalmente, a qualidade de vida.

 

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

6 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

6 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás