Categorias: NeurologiaNotícias

Médica esclarece dúvidas de telespectadores sobre distonia em programa ao vivo

Compartilhe

Distonia é o termo utilizado para definir um distúrbio do movimento caracterizado por movimentações involuntárias, repetitivas e incontroláveis, que podem ocorrer de maneira generalizada ou localizada, em qualquer região do corpo. Embora o termo ainda seja pouco conhecido, a descrição dos sintomas logo desperta a atenção das pessoas, pois é um quadro muito impactante no estado físico geral e na qualidade de vida.

Ocasionada por problemas neurológicos (devido a fatores como paralisia cerebral, AVC, traumatismos, doenças neurodegenerativas, etc.), a distonia causa contrações musculares exageradas, simultâneas e desarmônicas. Com isso, os pacientes enfrentam diversos níveis de dor, além de consequências como perdas funcionais e alterações posturais, que podem ser muito severas.

Nesta entrevista ao programa Viver é Melhor, da Boa Vontade TV, a diretora clínica da Vita, Simone Amorim, que é neurofisiologista, neurologista infantil e especialista em tratamentos com toxina botulínica na área neurológica em todas as faixas etárias, esclarece diversas dúvidas sobre o tema. Durante a transmissão ao vivo, muitos telespectadores enviaram questões muito interessantes, que foram respondidas pela médica.

Essa publicação foi atualizada em 24 de agosto de 2019 18:12

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Sialorreia: um sintoma que precisa ser observado no paciente neurológico

Comum em pacientes com quadros neurológicos, a sialorreia é caracterizada pela dificuldade na retenção e deglutição da saliva ou pela…

1 mês atrás

Tratamentos com toxina botulínica em foco entre Neurologistas Infantis

As terapias realizadas com toxina botulínica na área da Neurorreabilitação têm chamado cada vez mais atenção dos especialistas em Neurologia…

2 meses atrás

Por um olhar mais atento às doenças raras nos atendimentos de Saúde

Enfermeiros de todo o Brasil se reuniram em Salvador (BA), para se aprofundarem em protocolos de atendimento e no conhecimento…

2 meses atrás

Fonoaudióloga da Vita também brilha nos palcos como cantora

A fonoaudióloga Simone Sperança, que integra o Corpo Clínico da Vita e é responsável pelo setor de Audiologia da clínica,…

2 meses atrás

Especialistas da Vita falam no maior evento de Neurologia Infantil do país

Especialistas da Clínica Vita darão palestras e workshops durante o Congresso Brasileiro de Neurologia Infantil, que acontece em Recife, de…

2 meses atrás

Dia da Paralisia Cerebral é celebrado com ações inclusivas em todo o mundo

Especialistas e pacientes da Clínica Vita participam do I Encontro do Dia Mundial da Paralisia Cerebral, em piquenique no Parque…

4 meses atrás