Médica esclarece dúvidas de telespectadores sobre distonia em programa ao vivo

Distonia é o termo utilizado para definir um distúrbio do movimento caracterizado por movimentações involuntárias, repetitivas e incontroláveis, que podem ocorrer de maneira generalizada ou localizada, em qualquer região do corpo. Embora o termo ainda seja pouco conhecido, a descrição dos sintomas logo desperta a atenção das pessoas, pois é um quadro muito impactante no estado físico geral e na qualidade de vida.

Ocasionada por problemas neurológicos (devido a fatores como paralisia cerebral, AVC, traumatismos, doenças neurodegenerativas, etc.), a distonia causa contrações musculares exageradas, simultâneas e desarmônicas. Com isso, os pacientes enfrentam diversos níveis de dor, além de consequências como perdas funcionais e alterações posturais, que podem ser muito severas.

Nesta entrevista ao programa Viver é Melhor, da Boa Vontade TV, a diretora clínica da Vita, Simone Amorim, que é neurofisiologista, neurologista infantil e especialista em tratamentos com toxina botulínica na área neurológica em todas as faixas etárias, esclarece diversas dúvidas sobre o tema. Durante a transmissão ao vivo, muitos telespectadores enviaram questões muito interessantes, que foram respondidas pela médica.

Disqus Comments Loading...
Compartilhe

Recentes

Enxaqueca fora de controle põe em xeque trabalho, vida social e relacionamentos

Apesar de conviver com uma patologia crônica, altamente incapacitante e comprometedora da qualidade de vida, o paciente enxaquecoso muitas vezes…

3 semanas atrás

Campanha alerta sobre impactos das dores de cabeça na qualidade de vida

"Mesmo que você tenha boas explicações para as suas dores, se você tem três ou mais episódios de dor de…

4 semanas atrás

Enxaqueca é a segunda doença mais incapacitante do mundo

Dados atualizados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) neste ano apontam a enxaqueca como a segunda maior causa de…

1 mês atrás

Autismo: desmistificar é o primeiro passo para a verdadeira inclusão

Abril é um mês dedicado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). No último dia 02, tivemos o Dia Mundial de…

2 meses atrás

Dieta cetogênica é recomendada no controle da epilepsia

Há importantes novidades no tratamento dos pacientes epilépticos. A Liga Brasileira de Epilepsia, em seu mais novo protocolo, incorporou a…

3 meses atrás

Down é a síndrome genética de maior incidência

A Síndrome de Down é uma síndrome genética decorrente da presença de um cromossomo a mais, no par 21 - por isso,…

3 meses atrás