Categorias: NeurologiaNotícias

Médica esclarece dúvidas de telespectadores sobre distonia em programa ao vivo

Compartilhe

Distonia é o termo utilizado para definir um distúrbio do movimento caracterizado por movimentações involuntárias, repetitivas e incontroláveis, que podem ocorrer de maneira generalizada ou localizada, em qualquer região do corpo. Embora o termo ainda seja pouco conhecido, a descrição dos sintomas logo desperta a atenção das pessoas, pois é um quadro muito impactante no estado físico geral e na qualidade de vida.

Ocasionada por problemas neurológicos (devido a fatores como paralisia cerebral, AVC, traumatismos, doenças neurodegenerativas, etc.), a distonia causa contrações musculares exageradas, simultâneas e desarmônicas. Com isso, os pacientes enfrentam diversos níveis de dor, além de consequências como perdas funcionais e alterações posturais, que podem ser muito severas.

Nesta entrevista ao programa Viver é Melhor, da Boa Vontade TV, a diretora clínica da Vita, Simone Amorim, que é neurofisiologista, neurologista infantil e especialista em tratamentos com toxina botulínica na área neurológica em todas as faixas etárias, esclarece diversas dúvidas sobre o tema. Durante a transmissão ao vivo, muitos telespectadores enviaram questões muito interessantes, que foram respondidas pela médica.

Essa publicação foi atualizada em 24 de agosto de 2019 18:12

Agende sua consulta com um de nossos especialistas!


* Campos obrigatórios

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Dia da Paralisia Cerebral é celebrado com ações inclusivas em todo o mundo

Especialistas e pacientes da Clínica Vita participam do I Encontro do Dia Mundial da Paralisia Cerebral, em piquenique no Parque…

2 semanas atrás

Dia de Conscientização terá piquenique para pacientes com Paralisia Cerebral

Dia 06 de outubro é Dia Mundial da Paralisia Cerebral e a Clínica Vita está organizando um piquenique para comemorar…

3 semanas atrás

Como funciona a Estimulação Magnética para tratar a depressão

Reconhecida pelas autoridades nacionais e internacionais de Saúde, a EMT (Neuromodulação) é um procedimento moderno, eficaz e seguro nos tratamentos…

4 semanas atrás

Depressão: o que esperar dos tratamentos disponíveis?

Hoje existem muitas alternativas para o tratamento da depressão, como: neuromodulação (EMT), psicoterapia e uso de medicamentos. Os caminhos terapêuticos…

4 semanas atrás

A depressão “invisível” dos cuidadores de pacientes crônicos

A depressão entre cuidadores de pacientes crônicos é um problema recorrente, que precisa ser prevenido. Os impactos disso atingem todo…

1 mês atrás

Psiquiatra: quando procurar esse médico que cuida da mente?

O psiquiatra é o médico que cuida da saúde da mente. Por isso, sempre que os sintomas psíquicos causem sofrimento,…

1 mês atrás