Blog da Vita

Médica receita sucos especiais para “varrer” radicais livres do organismo

2019-03-09T11:37:31+00:00 9 de março de 2019|Dicas|0 Comments

Você sabe o que significa destoxificar? Quem explica é a especialista em Clínica Geral com Prática Ortomolecular, Renata Tirol, integrante do Corpo Clínico da Vita. O termo indica medidas que visam eliminar substâncias tóxicas do nosso corpo.

Nesta semana pós-carnaval (aquela que para muita gente significa o começo do ano de fato), a médica tem convidado os seus seguidores nas redes sociais a experimentarem receitas que promovem essa “limpeza” no organismo. A proposta é estimular o primeiro passo para a adoção de um estilo de vida mais saudável.

Dra. Renata Tirol: aposta na dieta detox como grande aliada contra os radicais livres

Renata explica que a exposição a substâncias tóxicas faz com que nossas células aumentem a produção de radicais livres – que são altamente danosos para as nossas estruturas celulares, se não forem neutralizados.

“É como uma balança: de um lado, estão os radicais livres e, de outro, os nutrientes antioxidantes. Para estarmos saudáveis, essa balança deve estar bem equilibrada. Isto é, a quantidade de radicais livres produzidos deve estar equilibrada com a quantidade de nutrientes antioxidantes que ingerimos”, ensina.

Segundo a médica, embora o organismo tenha seus próprios mecanismos para neutralizar os radicais livres, o estilo de vida moderno aliado a carências nutricionais impede que a tal “balança” siga equilibrada.

“Somos constantemente expostos a uma quantidade alta de poluentes (agrotóxicos, plásticos, fumaça, metais pesados, químicos, corantes, medicamentos, álcool, alumínio, chumbo, etc.). Com isso, a produção de radicais livres é muito maior do que a quantidade de antioxidantes que possuímos para combatê-los”, afirma, lembrando também que, se não nutrimos devidamente o organismo, ele não tem como fazer corretamente o seu trabalho. “Essas duas situações fazem a balança pesar para lado dos radicais livres”, conclui.

É aqui que entra então a proposta de uma dieta detox. A missão de um programa alimentar dessa natureza é aumentar a quantidade de nutrientes antioxidantes para a neutralização dos radicais livres, diminuindo os danos celulares. “Uma dieta detox nada mais é do que uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes antioxidantes, tais como vitamina C, vitamina E, zinco, selênio, taurina, glutamina, cisteína, manganês, entre outros”, expõe.

De acordo com a médica, existem diferentes tipos de intoxicação, que estão associados ao surgimento de diversos quadros clínicos, como obesidade, fibromialgia, dores de cabeça, distúrbios psicoemocionais, distúrbios hormonais, distúrbios do sono e até casos de câncer e de outras doenças autoimunes.

O protocolo de destoxificação inclui, primeiro, a identificação dos agentes tóxicos em cada caso, seguido da redução de exposição às toxinas e da adoção de um programa alimentar que ajude o organismo a produzir os antioxidantes de que necessita. Por isso, a orientação médico-nutricional é indispensável para quem deseja realizar programas dessa natureza e para o tratamento de quadros específicos.

Contudo, as chamadas receitas detox são sim bem-vindas como ajuda momentânea para situações rotineiras, como no caso da ingestão de sucos reforçados com determinados nutrientes, logo depois de dias em que se cometem excessos, como no carnaval.

Nesses momentos, é importante também aumentar a ingestão de água, dar ao organismo o devido período de descanso, procurando dormir adequadamente, além de se buscar atividades físicas moderadas que, naturalmente, ajudem a colocar o corpo para trabalhar.

RECEITA DE SUCO DETOX

3 xícaras (chá) de suco de laranja orgânica;
2 folhas de couve manteiga orgânica;
2 fatias de abacaxi orgânico;
2 rodelas de gengibre;
1 maçã orgânica sem casca;
1 xícara de chá de água mineral;
Gelo à gosto

Mode de preparo:

 

1. Lave e higienize bem as folhas de couve e as frutas;
2. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, inclusive o gelo, e bata bem.
Prontinho! Agora é só saborear!
*Para uma orientação individualizada e tratamentos de situações específicas, a avaliação em consultório por um especialista e o acompanhamento pelo mesmo são indispensáveis. Agende aqui o seu horário.

Leave A Comment