Medicina já detectou mais de 8 mil doenças raras

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Existem mais de oito mil doenças raras conhecidas pela Medicina.

Entretanto, por uma série de fatores, muitas dessas patologias ainda são desconhecidas pela sociedade e, não raro, até mesmo entre
profissionais de saúde. Desde 2010, um movimento vem chamando atenção para essa questão no Brasil.

Na última semana de fevereiro será realizada a Semana de Apoio aos Pacientes com Doenças Raras, sendo que, neste ano, o evento ocorrerá em 18 cidades de 11 Estados diferentes, do dia 21 ao dia 28 deste mês.

Serão diversas palestras, com profissionais de saúde, pesquisadores, especialistas e pessoas que vivenciam de perto o contato com essas patologias.

Uma doença é considerada rara quando a sua incidência é igual ou inferior a um caso a cada dois mil habitantes. No Brasil, a estimativa
é de que existem cerca de 15 milhões de portadores de alguma doença que se encaixa nesta definição.

O objetivo do evento é justamente o de tornar essas enfermidades conhecidas e dar visibilidade às associações e entidades que representam esses pacientes.

Tudo está sendo organizado pelo Grupo de Estudos de Doenças Raras (GEDR), que é composto por várias entidades, organizações
não-governamentais, associações e profissionais, unidos em prol do trabalho de divulgação, conscientização e apoio a esses pacientes.

O Blog da Vita irá acompanhar o evento. Nossa diretora clínica, Simone Amorim, é uma das palestrantes e irá falar sobre a Doença de Niemann Pick-C, além de compartilhar por aqui novidades e informações sobre outras patologias.

A programação do evento na cidade de São Paulo e em outras cidades do país, assim como mais informações e artigos sobre doenças raras podem ser acessadas no blog da GEDR www.estudandoraras.blogspot.com.br.

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

6 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

6 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás