Categorias: Destaques

Molécula inflamatória leva ao envelhecimento cerebral

Compartilhe

Conforme matéria divulgada no Portal de Notícias G1 (confira aqui), cientistas conseguiram identificar mecanismos que provocam o envelhecimento cerebral. De acordo com a notícia, o estudo, que foi publicado na última quarta-feira, 1 de maio, na respeitada revista científica “Nature”, o que ocorre é a ação de uma molécula inflamatória no cérebro.

“Cientistas da Faculdade de Medicina Albert Einstein, em Nova York, monitoraram a atividade da NF-κB – uma molécula envolvida no processo de inflamação e na resposta corporal ao estresse – no cérebro de ratos”, informa a notícia apresentada pelo G1.

A expectativa é de que a descoberta seja um importante contributo para que sejam desenvolvidos novos tratamentos para doenças relacionadas à idade, entre eles, o Mal de Alzheimer. É uma notícia a se comemorar.

Atualmente, em se tratando de Alzheimer, a prevenção é a principal arma. Buscar manter a mente ativa é a melhor estratégia, conforme enfatiza a neuropsicóloga Marina Alves.

Nesse sentido, a determinação da própria pessoa, antes da instalação do quadro, assim como o incentivo da família para que o idoso se mantenha ativo, são dois fatores muito importantes. Afinal, sabe-se que o cérebro precisa ser estimulado para continuar sendo eficiente na formação de  sinapses –  isto é, a “ligação” entre as células, conforme explica a especialista.

Abaixo, algumas atividades especialmente estimulantes para o cérebro e que devem ser encorajadas para o idoso:

  • Ter vida social ativa, conversar com amigos e manter contatos.
  • Participar periodicamente de atividades em grupo.
  • Manter hábitos de leituras.
  • Jogar jogos de raciocínio (xadrez, carteado, damas e, até mesmo, jogos eletrônicos no computador).
  • Praticar palavras cruzadas.
  • Praticar atividades físicas regularmente, dentro de suas possibilidades.

Agende sua consulta com um de nossos especialistas!


* Campos obrigatórios

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Especialistas da Vita falam no maior evento de Neurologia Infantil do país

Especialistas da Clínica Vita darão palestras e workshops durante o Congresso Brasileiro de Neurologia Infantil, que acontece em Recife, de…

1 semana atrás

Dia da Paralisia Cerebral é celebrado com ações inclusivas em todo o mundo

Especialistas e pacientes da Clínica Vita participam do I Encontro do Dia Mundial da Paralisia Cerebral, em piquenique no Parque…

1 mês atrás

Dia de Conscientização terá piquenique para pacientes com Paralisia Cerebral

Dia 06 de outubro é Dia Mundial da Paralisia Cerebral e a Clínica Vita está organizando um piquenique para comemorar…

2 meses atrás

Como funciona a Estimulação Magnética para tratar a depressão

Reconhecida pelas autoridades nacionais e internacionais de Saúde, a EMT (Neuromodulação) é um procedimento moderno, eficaz e seguro nos tratamentos…

2 meses atrás

Depressão: o que esperar dos tratamentos disponíveis?

Hoje existem muitas alternativas para o tratamento da depressão, como: neuromodulação (EMT), psicoterapia e uso de medicamentos. Os caminhos terapêuticos…

2 meses atrás

A depressão “invisível” dos cuidadores de pacientes crônicos

A depressão entre cuidadores de pacientes crônicos é um problema recorrente, que precisa ser prevenido. Os impactos disso atingem todo…

2 meses atrás