Categorias: NeurologiaNotícias

Neuromodulação tem eficácia comprovada no tratamento da fibromialgia

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

A Neuromodulação não invasiva já é reconhecida como um importante e eficaz método de tratamento da fibromialgia, podendo atuar tanto no combate às dores, quanto nos sintomas depressivos que costumam estar associados ao quadro. O foco prioritário no plano de tratamento, assim como a técnica a ser utilizada (Estimulação Magnética Transcraniana ou Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua) são decididos após avaliação do estado clínico geral do paciente pelos especialistas que acompanham o caso.

Bibiana: planejamento terapêutico é feito a partir do cruzamento de dados clínicos do paciente com as evidências científicas

A fisioterapeuta neurofuncional Bibiana Machado, mestra e doutoranda em Ciências da Reabilitação, e integrante do Corpo Clínico da Vita, explica que o planejamento terapêutico é feito de forma individualizada, a partir da avaliação de todo o quadro apresentado pelo paciente fibromiálgico (CONFIRA AQUI, neste vídeo, uma entrevista com a especialista sobre a Neuromodulação no Tratatamento da Dor).

Diagnóstico e plano de ação

Primeiro, naturalmente, é preciso haver o diagnóstico médico confirmando a fibromialgia – em geral, os especialistas responsáveis por isso são médicos reumatologistas, fisiatras ou neurologistas especialistas no Tratamento da Dor. Contar com um diagnóstico correto, feito por um especialista capacitado para reconhecer e avaliar o quadro, é essencial para que o paciente possa evoluir em um plano de tratamento assertivo.

Tendo então o diagnóstico fechado como ponto de partida, o plano terapêutico da Neuromodulação irá considerar ainda fatores como: o histórico clínico do paciente, o padrão das crises (pontos de dor, intensidade das dores, frequência dos episódios, principais fatores desencadeantes, etc.), as suas respostas ao tratamento medicamentoso (se responde bem ou se apresenta resistência, entre outras implicações), bem como a existência e intensidade dos sintomas associados à fibromialgia (humor depressivo, fadiga, distúrbios do sono, dificuldades cognitivas, etc.). Tudo isso será cruzado com as evidências científicas, na identificação da melhor proposta para cada paciente: tipo de técnica a ser utilizada, número de sessões e associação com outras abordagens (como o próprio tratamento medicamentoso e a Terapia Comportamental Cognitiva, entre outras possibilidades).

Foco e resultados

Como o próprio nome indica, as técnicas de Neuromodulação permitem a modulação das respostas do sistema nervoso a determinadas situações e estímulos. Por isso, o plano terapêutico de um paciente com fibromialgia precisará ser traçado a partir de um foco prioritário, que poderá ser tanto a reabilitação física, visando a diminuição do limiar da dor, como a melhoria do estado depressivo. Tudo vai depender do já referido estudo clínico, para que seja eleita a melhor abordagem.

Contudo, conforme destaca Bibiana, os circuitos neuronais funcionam em rede e, mesmo ao se trabalhar uma área específica do cérebro, visando uma determinada função/resultado, não é incomum que outras áreas/funções também sejam beneficiadas. A melhoria do padrão de sono e nos aspectos cognitivos, por exemplo, são efeitos secundários, referidos de forma muito recorrente pelos pacientes.

A Estimulação Magnética Transcraniana tem sido utilizada com sucesso para melhorar sintomas associados à fibromialgia

Portanto, dentro de um plano terapêutico utilizando a Neuromodulação para o tratamento da fibromialgia, é possível esperar os seguintes resultados: diminuição da intensidade, da frequência ou até o desaparecimento total das dores, menor dependência de medicações (após avaliação médica, frente às respostas do paciente ao tratamento), melhora nos sintomas depressivos, melhores respostas a outras abordagens terapêuticas (como Fisioterapia, Terapia Ocupacional, etc.).

ENTENDENDO OS CONCEITOS

O QUE É FIBROMIALGIA? – É uma síndrome (quadro que reúne diversos sintomas e sinais sem uma causa específica) que se caracteriza principalmente pela presença de dor difusa e pontos sensíveis por todo o corpo, associada a outros sintomas, como formigamentos, fadiga, alterações do sono, dificuldades de concentração, depressão, ansiedade, dores de cabeça, etc. O diagnóstico é feito a partir de critérios clínicos e da investigação para descartar a presença de outras doenças que possam causas os sintomas.

NEUROMODULAÇÃO – É um procedimento médico, por meio do qual é possível conseguir modificações (modulações) a nível cerebral, que levam a melhorias de desempenho no Sistema Nervoso Central (cérebro/medula) e/ou Periférico (nervos periféricos). As técnicas não invasivas mais utilizadas são a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) e a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC), ambas disponíveis na Clínica Vita.

Essa publicação foi atualizada em 18 de maio de 2021 12:27

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

9 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

9 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

2 anos atrás