Categorias: Artigos

O que é a dor do crescimento?

Produzido por
Dr. Guilherme Foizer

Ortopedista e Traumatologista

Compartilhe

dor do crescimento é bastante comum. Porém, muitas vezes, esse quadro, ainda subdiagnosticado, causa grande angústia para os pais e, claro, traz sofrimento para as crianças. A criança faz queixa e insiste (com razão) que tem um problema. E a família, por sua vez, nem sempre encontra as devidas orientações sobre o que se passa e, principalmente, sobre como conduzir a situação.

Principalmente antes da adolescência, o desenvolvimento dos ossos e músculos pode causar dores nos membros (pernas e braços). Isso não é um mito, muito embora, cientificamente, as causas desse quadro ainda não estejam claramente definidas.

Alguns estudos científicos apontam a possibilidade de haver relações entre as dores dor do crescimento com determinados fatores emocionais, o que torna ainda mais complexa a definição do diagnóstico, porque, diante da falta de evidências de quadros patológicos nos exames clínicos ou, até mesmo, de imagens, pode-se cometer o equívoco de dizer que aquele jovem “não tem nada”. Mas ele tem, e sofre com a dor.

Estudos indicam também que há alguma predisposição genética para esse quadro. Filhos de pessoas que passaram pela dor do crescimento tendem a tê-la também.

Estima-se que a dor do crescimento corresponde a cerca de 20% dos motivos de consultas pediátricas, ficando atrás somente das queixas de dor de cabeça e de dor de barriga.

Na posição de especialistas em Ortopedia e Traumatologia, o que orientamos é que queixas ou qualquer anomalia na parte musculoesquelética sejam encaminhadas para a avaliação do especialista nessa área. Sobretudo na chamada fase do estirão, que ocorre entre a pré-adolescência e adolescência, além da dor do crescimento, a questão postural exige muita atenção. Quadros como a escoliose idiopática adolescente podem estar presentes e, quanto mais cedo ocorrerem os diagnósticos e o início dos tratamentos, melhores os resultados.

Porém, quando feitas todas as análises e quando detectado que, de fato, as queixas da criança devem-se mesmo somente à dor do crescimento, essas dores não devem ser motivo de maiores preocupações para os pais. Basta entender que, embora não seja necessariamente uma patologia, a dor é real e bastante incômoda para quem passa por ela.

Massagens e calor local, por exemplo, costumam ajudar a proporcionar alívio. O uso indiscriminado de analgésicos é contraindicado. A criança só deve ser medicada se houver indicação médica para isso. Alerta-se ainda para uma maior atenção à importância de uma alimentação equilibrada e à investigação de uma possível carência de Vitamina D (quadro que causa dores musculares).

Essa publicação foi atualizada em 14 de setembro de 2019 18:40

As opiniões expressas nesse artigo são de responsabilidade de seus respectivos autores.
Caso deseje entrar em contato conosco, escreva para blogdavita@vitaclinica.com.br
Produzido por
Dr. Guilherme Foizer

Ortopedista e Traumatologista

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

6 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

6 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás