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Perdi peso. E agora, como mantê-lo?

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Livia Gonçalves,
endocrinologista

A decisão de emagrecer representa o começo de uma vida nova e melhor. Cada vez mais, as pessoas se atentam para a importância desse passo, para o bem da própria saúde e da longevidade. Infelizmente, uma parcela bem menor preocupa-se em aprender a manter os resultados alcançados – e acaba por perder os resultados obtidos. Aí, é a hora em que andam para traz.

Quem está disposto a realmente abraçar uma nova realidade, a conquistar uma versão melhorada e mais saudável de si mesmo deve estar atento aos pontos importantes para manutenção das metas alcançadas.

A boa notícia é que isso é bem mais fácil do que muitos imaginam. É apenas uma questão de consolidação dos novos hábitos introjetados. Abaixo, listo 10 pontos que considero de grande ajuda nesse processo:

  1. Mantenha-se ativo – caminhe, pratique um esporte recreativo, como corrida, dança ou outro que lhe agradar;
  2. Não pule refeições, tente comer a cada 3-4hs – defina isso com seu médico ou nutricionista;
  3. Tome café da manhã todos os dias – eu sou fã de café-da-manhã. Meus pacientes sabem disso! O seu organismo tem um ciclo circadiano de queima de calorias, queima mais pela manhã. Encha o tanque de energia de manhã, quando você gasta mais. Seja mais moderado à noite, quando ele reserva e gasta menos;
  4. Cuidado com as porções –  1 prato de salada, 1 porção de carne do tamanho da palma da mão;
  5. Não repita o prato. Ao montá-lo, escolha o que vai comer e comece sempre pela salada. Se repetir, vai ter que começar pela salada, viu?
  6. Não deixe de comer frutas, cereais integrais e vegetais ao longo do dia – mas não é para se alimentar só disso;
  7. Evite a gordura animal, frituras, empanados. Use porções controladas de óleo e azeite ao cozinhar e temperar;
  8. Troque a carne vermelha por frango ou peixe duas a três vezes por semana. O tamanho da porção é o da palma da sua mão;
  9. Você pode comer sobremesa, sim! Frutas – 1 unidade após as principais refeições ou nos lanches entre as refeições. Chocolate, também pode – meia barra pequena de Talento amargo, ou um quadrado grande Lindt/Nestlé 70% cacau, ou 1 bombom Alpino, até três vezes na semana. Alternativa: alfarroba;
  10. Pese-se com regularidade, mas confie nas roupas – se entrou, folgou, você pode ter perdido medidas, e isso pode ser mais importantes do que o peso, principalmente, se a perda tiver sido na cintura.

Voltarei nos próximos posts com revisões sobre a dieta Dukan, restrição de glúten e de lactose. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato ou escreva: livia.goncalves.endocrinologia@gmail.com

Até breve e sáude!

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

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