Categorias: Artigos

Sinais do hipotireoidismo na infância

Compartilhe

Guido de Paula Colares Neto,
Endocrinologista pediátrico

A glândula tireoide, presente na base do pescoço, é responsável pela produção de hormônios que atuam no metabolismo, crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor da criança.

O hipotireoidismo é caracterizado pela deficiência na produção e/ou ação dos hormônios tireoidianos desde o nascimento ou durante a infância. Ele pode ocorrer por disfunções centrais no hipotálamo e/ou hipófise ou na própria glândula tireoide.

A desaceleração do crescimento e o aumento do volume da tireoide podem ser um dos sintomas do hipotireoidismo na infância

Clinicamente, as crianças podem ser assintomáticas no ínicio da doença, mas alguns sinais e sintomas podem estar presentes. No período neonatal, os recém-nascidos podem apresentar icterícia prolongada, letargia, constipação, má alimentação, choro rouco, hipotonia e hérnia umbilical.

Durante a infância, uma das principais manifestações é a desaceleração do crescimento. Ganho de peso discreto, puberdade atrasada, aumento do volume da tireoide, queda de cabelos, unhas frágeis, pele seca, hipotensão, constipação crônica, alterações na aprendizagem, fraqueza muscular e irregularidade menstrual, também podem fazer parte do quadro clínico.

Na maioria dos casos, o diagnóstico é laboratorial pelas dosagens séricas de TSH (hormônio tireoestimulante) e T4 livre (tiroxina livre circulante no sangue), mas outros exames como a ultrassonografia e a dosagem de anticorpos antitireoidianos podem ser necessários para identificar a causa da doença.

Geralmente, o tratamento é baseado na reposição hormonal com levotiroxina, que deve ser monitorada pelo seguimento clínico e laboratorial, para um adequado desenvolvimento pôndero-estatural e neuropsicomotor da criança.

Agende sua consulta com um de nossos especialistas!


* Campos obrigatórios

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Tratamentos com toxina botulínica em foco entre Neurologistas Infantis

As terapias realizadas com toxina botulínica na área da Neurorreabilitação têm chamado cada vez mais atenção dos especialistas em Neurologia…

2 dias atrás

Por um olhar mais atento às doenças raras nos atendimentos de Saúde

Enfermeiros de todo o Brasil se reuniram em Salvador (BA), para se aprofundarem em protocolos de atendimento e no conhecimento…

6 dias atrás

Fonoaudióloga da Vita também brilha nos palcos como cantora

A fonoaudióloga Simone Sperança, que integra o Corpo Clínico da Vita e é responsável pelo setor de Audiologia da clínica,…

3 semanas atrás

Especialistas da Vita falam no maior evento de Neurologia Infantil do país

Especialistas da Clínica Vita darão palestras e workshops durante o Congresso Brasileiro de Neurologia Infantil, que acontece em Recife, de…

4 semanas atrás

Dia da Paralisia Cerebral é celebrado com ações inclusivas em todo o mundo

Especialistas e pacientes da Clínica Vita participam do I Encontro do Dia Mundial da Paralisia Cerebral, em piquenique no Parque…

2 meses atrás

Dia de Conscientização terá piquenique para pacientes com Paralisia Cerebral

Dia 06 de outubro é Dia Mundial da Paralisia Cerebral e a Clínica Vita está organizando um piquenique para comemorar…

2 meses atrás