Categorias: Artigos

Sinais do hipotireoidismo na infância

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Guido de Paula Colares Neto,
Endocrinologista pediátrico

A glândula tireoide, presente na base do pescoço, é responsável pela produção de hormônios que atuam no metabolismo, crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor da criança.

O hipotireoidismo é caracterizado pela deficiência na produção e/ou ação dos hormônios tireoidianos desde o nascimento ou durante a infância. Ele pode ocorrer por disfunções centrais no hipotálamo e/ou hipófise ou na própria glândula tireoide.

A desaceleração do crescimento e o aumento do volume da tireoide podem ser um dos sintomas do hipotireoidismo na infância

Clinicamente, as crianças podem ser assintomáticas no ínicio da doença, mas alguns sinais e sintomas podem estar presentes. No período neonatal, os recém-nascidos podem apresentar icterícia prolongada, letargia, constipação, má alimentação, choro rouco, hipotonia e hérnia umbilical.

Durante a infância, uma das principais manifestações é a desaceleração do crescimento. Ganho de peso discreto, puberdade atrasada, aumento do volume da tireoide, queda de cabelos, unhas frágeis, pele seca, hipotensão, constipação crônica, alterações na aprendizagem, fraqueza muscular e irregularidade menstrual, também podem fazer parte do quadro clínico.

Na maioria dos casos, o diagnóstico é laboratorial pelas dosagens séricas de TSH (hormônio tireoestimulante) e T4 livre (tiroxina livre circulante no sangue), mas outros exames como a ultrassonografia e a dosagem de anticorpos antitireoidianos podem ser necessários para identificar a causa da doença.

Geralmente, o tratamento é baseado na reposição hormonal com levotiroxina, que deve ser monitorada pelo seguimento clínico e laboratorial, para um adequado desenvolvimento pôndero-estatural e neuropsicomotor da criança.

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

6 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

6 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás