Categorias: Artigos

Sinais do hipotireoidismo na infância

Compartilhe

Guido de Paula Colares Neto,
Endocrinologista pediátrico

A glândula tireoide, presente na base do pescoço, é responsável pela produção de hormônios que atuam no metabolismo, crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor da criança.

O hipotireoidismo é caracterizado pela deficiência na produção e/ou ação dos hormônios tireoidianos desde o nascimento ou durante a infância. Ele pode ocorrer por disfunções centrais no hipotálamo e/ou hipófise ou na própria glândula tireoide.

A desaceleração do crescimento e o aumento do volume da tireoide podem ser um dos sintomas do hipotireoidismo na infância

Clinicamente, as crianças podem ser assintomáticas no ínicio da doença, mas alguns sinais e sintomas podem estar presentes. No período neonatal, os recém-nascidos podem apresentar icterícia prolongada, letargia, constipação, má alimentação, choro rouco, hipotonia e hérnia umbilical.

Durante a infância, uma das principais manifestações é a desaceleração do crescimento. Ganho de peso discreto, puberdade atrasada, aumento do volume da tireoide, queda de cabelos, unhas frágeis, pele seca, hipotensão, constipação crônica, alterações na aprendizagem, fraqueza muscular e irregularidade menstrual, também podem fazer parte do quadro clínico.

Na maioria dos casos, o diagnóstico é laboratorial pelas dosagens séricas de TSH (hormônio tireoestimulante) e T4 livre (tiroxina livre circulante no sangue), mas outros exames como a ultrassonografia e a dosagem de anticorpos antitireoidianos podem ser necessários para identificar a causa da doença.

Geralmente, o tratamento é baseado na reposição hormonal com levotiroxina, que deve ser monitorada pelo seguimento clínico e laboratorial, para um adequado desenvolvimento pôndero-estatural e neuropsicomotor da criança.

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Pandemia aumenta riscos de complicações em pacientes com doenças crônicas

Os riscos da pandemia do novo coronavírus vão muito além da Covid-19. Após quase um semestre de mudanças na rotina…

1 semana atrás

Covid-19: seis hábitos indispensáveis dentro do chamado “novo normal”

O isolamento social vai sendo afrouxado, mas o novo coronavírus e a Covid-19 ainda são uma realidade a ser enfrentada,…

2 semanas atrás

Cuidados para que o isolamento social não se transforme em solidão e abandono para os idosos

Mesmo com a tendência atual de governos e sociedades afrouxarem a quarentena, a população idosa segue sob a recomendação de…

3 semanas atrás

Pandemia também põe em risco a saúde mental

A pandemia de Covid-19 também tem causado danos à saúde mental das pessoas. O cenário que envolve riscos biológicos, drásticas…

4 semanas atrás

Pacientes sofrem mais com crises de enxaqueca durante a pandemia

Maiores níveis de estresse, tensão e ansiedade, junto com as alterações na rotina, têm propiciado ambiente ideal para agravamento das…

2 meses atrás

Atendimento rápido e monitoramento diminuem índices de morte pela Covid-19

Quase um semestre após a primeira identificação do novo coronavírus, e com muito ainda por se descobrir sobre a sua…

2 meses atrás