Categorias: Notícias

Tabagismo é doença e abandono do vício requer ajuda

Compartilhe

O fato de ser diagnosticado com uma doença grave como um tumor, por exemplo, nem sempre representa motivo suficiente para que fumantes abandonem o vício. Isso mostra o quanto a dependência, também ela, deve ser encarada como doença, exigindo ajuda especializada para a sua superação.

Na Clínica Vita, a drª Célia Lídia da Costa, especialista em Psiquiatria-psico-oncologia e Tabagismo, desenvolve uma abordagem terapeutica para pacientes que lutam para deixar o cigarro, seja como uma atitude preventiva para evitar o aparecimento de futuras complicações, seja como uma medida de emergência que possa aumentar a sobrevida e a qualidade de vida de pacientes que já tenham diagnóstico de alguma doença em decorrência do tabagismo, como o câncer.

A drª Célia, que orientou uma pesquisa recente do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia do Hospital A.C.Camargo, conta que o estudo revela que mais de 40% dos pacientes relutam em abandonar o cigarro mesmo após receberem o diagnóstico de um tumor de cabeça ou pescoço. Esse percentual foi observado em um universo de 350 pacientes acompanhados durante um ano e avaliados a cada três meses pela equipe de pesquisadores.

Confira entrevista da drª Célia Lídia para o blog da Vita, onde ela esclarece mais sobre dependência e as alternativas para ajudar quem quer deixar o cigarro

Agende sua consulta com um de nossos especialistas!


* Campos obrigatórios

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Especialistas da Vita falam no maior evento de Neurologia Infantil do país

Especialistas da Clínica Vita darão palestras e workshops durante o Congresso Brasileiro de Neurologia Infantil, que acontece em Recife, de…

12 horas atrás

Dia da Paralisia Cerebral é celebrado com ações inclusivas em todo o mundo

Especialistas e pacientes da Clínica Vita participam do I Encontro do Dia Mundial da Paralisia Cerebral, em piquenique no Parque…

1 mês atrás

Dia de Conscientização terá piquenique para pacientes com Paralisia Cerebral

Dia 06 de outubro é Dia Mundial da Paralisia Cerebral e a Clínica Vita está organizando um piquenique para comemorar…

1 mês atrás

Como funciona a Estimulação Magnética para tratar a depressão

Reconhecida pelas autoridades nacionais e internacionais de Saúde, a EMT (Neuromodulação) é um procedimento moderno, eficaz e seguro nos tratamentos…

2 meses atrás

Depressão: o que esperar dos tratamentos disponíveis?

Hoje existem muitas alternativas para o tratamento da depressão, como: neuromodulação (EMT), psicoterapia e uso de medicamentos. Os caminhos terapêuticos…

2 meses atrás

A depressão “invisível” dos cuidadores de pacientes crônicos

A depressão entre cuidadores de pacientes crônicos é um problema recorrente, que precisa ser prevenido. Os impactos disso atingem todo…

2 meses atrás