Categorias: Notícias

Tabagismo é doença e abandono do vício requer ajuda

O fato de ser diagnosticado com uma doença grave como um tumor, por exemplo, nem sempre representa motivo suficiente para que fumantes abandonem o vício. Isso mostra o quanto a dependência, também ela, deve ser encarada como doença, exigindo ajuda especializada para a sua superação.

Na Clínica Vita, a drª Célia Lídia da Costa, especialista em Psiquiatria-psico-oncologia e Tabagismo, desenvolve uma abordagem terapeutica para pacientes que lutam para deixar o cigarro, seja como uma atitude preventiva para evitar o aparecimento de futuras complicações, seja como uma medida de emergência que possa aumentar a sobrevida e a qualidade de vida de pacientes que já tenham diagnóstico de alguma doença em decorrência do tabagismo, como o câncer.

A drª Célia, que orientou uma pesquisa recente do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia do Hospital A.C.Camargo, conta que o estudo revela que mais de 40% dos pacientes relutam em abandonar o cigarro mesmo após receberem o diagnóstico de um tumor de cabeça ou pescoço. Esse percentual foi observado em um universo de 350 pacientes acompanhados durante um ano e avaliados a cada três meses pela equipe de pesquisadores.

Confira entrevista da drª Célia Lídia para o blog da Vita, onde ela esclarece mais sobre dependência e as alternativas para ajudar quem quer deixar o cigarro

Disqus Comments Loading...
Compartilhe

Recentes

Autismo: desmistificar é o primeiro passo para a verdadeira inclusão

Abril é um mês dedicado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). No último dia 02, tivemos o Dia Mundial de…

2 semanas atrás

Dieta cetogênica é recomendada no controle da epilepsia

Há importantes novidades no tratamento dos pacientes epilépticos. A Liga Brasileira de Epilepsia, em seu mais novo protocolo, incorporou a…

1 mês atrás

Down é a síndrome genética de maior incidência

A Síndrome de Down é uma síndrome genética decorrente da presença de um cromossomo a mais, no par 21 - por isso,…

1 mês atrás

Superexposição de crianças ao mundo digital preocupa especialistas

A superexposição desde cedo das crianças às telas eletrônicas vem preocupando profissionais de saúde em todo o mundo. Na opinião da…

1 mês atrás

Médica receita sucos especiais para “varrer” radicais livres do organismo

Você sabe o que significa destoxificar? Quem explica é a especialista em Clínica Geral com Prática Ortomolecular, Renata Tirol, integrante…

2 meses atrás

Cinco fatores que fazem toda a diferença para a sua saúde

Alguns hábitos simples já são consenso universal entre especialistas em Saúde como medidas comprovadamente eficazes para prevenir doenças e promover melhores condições para um estado…

2 meses atrás