Categorias: NeurologiaNotícias

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina botulínica em Neurologia. A capacitação e o aperfeiçoamento constantes do nosso Corpo Clínico são fatores cruciais para termos nos tornado uma referência nesse segmento. O último sábado, 21 de janeiro, foi dia de mais uma rodada de treinamento interno para os médicos da Neurorreabilitação.

Dra Simone e os especialistas da Clínica Vita, em aula prática sobre a terapêutica com toxina botulínica aplicada nos casos de espasticidade infantil

O grupo, formado por cerca de duas dezenas de especialistas em áreas como Neurologia do Adulto, Neurologia Infantil e Fisiatria, que integram a equipe da clínica, deu sequência ao ciclo de estudos práticos e teóricos sobre “Bloqueio Neuromuscular com Toxina Botulínica”, com aulas ministradas pela neurofisiologista e neurologista infantil Simone Amorim, e pelo neurologista Pablo Nascimento.

Dessa vez, o foco foi a espasticidade infantil – tema que também consta do primeiro módulo prático-presencial para o público médico externo, que será ministrado nos próximos dias 28 e 29 de janeiro, nas instalações da Vita.

Medicina é um aprendizado infinito

“O exercício da Medicina é um aprendizado infinito. Em um primeiro momento, pode parecer que, em um treinamento assim, vamos apenas rever e relembrar temas já conhecidos. Mas é muito mais do que isso”, afirma a neuropediatra Camila Latyki, salientando que a capacitação na terapêutica com toxina botulínica, entre outros benefícios, chama atenção do olhar médico para determinados músculos e possibilidades de aplicações (da toxina) que podem fazer grandes diferenças na reabilitação dos pacientes.

As neurologistas pediátricas Camila Latyki e Simone Amorim, no rooftop da Clínica Vita, durante o intervalo da formação médica MEDTOXIN 

As aulas internas para os profissionais que integram a equipe da Clínica Vita foram retomadas logo após o fim do confinamento imposto pela pandemia, e prosseguirão ao longo de todo este ano. A troca de experiências e as reuniões para a discussão de casos são práticas fomentadas pela direção clínica.

“Praticamente em todas as semanas temos algum tema sendo trabalhado entre os especialistas, que nessas dinâmicas podem cruzar visões, discutir casos clínicos e aperfeiçoar as suas técnicas”, destaca a enfermeira Tuane Pacheco, que coordena a interface corporativa com a equipe de especialistas.

Treinamento para médicos de todo o Brasil

Agora em 2023, a Clínica Vita também abre as suas portas para o treinamento de médicos de todo o país, interessados em se qualificar na terapêutica com toxina botulínica. O curso MEDTOXIN, capitaneado pela Dra. Simone Amorim, que acumula mais de 18 anos de experiência na área, foi lançado em formato on-line em 2022 (parte teórica), e segue também com módulos presenciais práticos, ao longo de todo este semestre.

O neurologista Pablo Nascimento, especialista na terapêutica com toxina botulínica, em aula expositiva para os colegas médicos da Neurorreabilitação

A primeira turma externa será recebida na clínica nos dias 28 e 29 de janeiro. O tema será “Espasticidade Infantil”, tendo como professores os seguintes especialistas: Dra. Simone Amorim, neurofisiologista e neurologista infantil e diretora clínica da Vita; Dr. Pablo Nascimento, neurologista integrante do Corpo Clínico da Vita; Dra. Paula Azevedo, neurologista integrante do Corpo Clínico da Vita; e Dra. Carla Caldas, neurologista e fisiatra, professora da USP de Ribeirão Preto (SP), convidada especialmente para o evento.

PRÓXIMAS DATAS DO MEDTOXIN PRESENCIAL:

28 e 29/01 – Espasticidade Infantil;
04 e 05/03 – Espasticidade no Adulto;
01 e 02/04 – Distonia Cervical;
06 e 07/05 – Distonia na Infância;
03 e 04/06 – Distonias focais, hemiespasmo, blefaroespasmo e paralisia facial;
01 e 02/07 – Enxaqueca e dores neuropáticas.

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

6 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

6 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás

Medidas que otimizam os resultados da toxina botulínica na reabilitação

A terapêutica com toxina botulínica é uma realidade consolidada hoje no cenário da Neurorreabilitação. Já não é mais possível pensar…

1 ano atrás