Categorias: Artigos

Um olhar sempre especial para o paciente

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Simone Amorim,
Neurofisiologista e neurologista infantil

Hoje quero falar sobre uma experiência pessoal. Uma experiência da minha prática diária em consultório, que vem sendo muito bem-sucedida e, ao mesmo tempo, alvo de grande surpresa para muitas pessoas: a presença de uma profissional de Enfermagem no acompanhamento clínico dos meus pacientes, nas etapas pré e pós-consulta.

Hoje, 12 de maio, é o Dia Mundial da Enfermagem, data mais do que oportuna para falar sobre essa decisão importante que tomei já há três anos.

Sempre ouvimos falar sobre a importância da humanização do atendimento de Saúde, em todos os níveis, e é claro que isso exige do médico que seu foco vá para além da doença em si e considere também todo o contexto e as necessidades especiais do paciente e de seus familiares mais próximos. Entretanto, o que não podemos ignorar é que existe também um profissional muito bem preparado para isso, capaz de dar lastro ao plano de tratamento, fazendo toda a diferença nos resultados finais.

Muitas pessoas ainda associam os cuidados de Enfermagem exclusivamente com o trato do paciente hospitalar. Mas eles vão muito além disso.

O enfermeiro é um educador de saúde com formação e preparo para tanto dar o suporte necessário para que o paciente siga o seu plano de tratamento com tranquilidade e segurança, quanto para estar atento a indicadores de que algo precisa ser ajustado. Esse é um auxílio de grande importância na janela temporal entre uma consulta e outra.

Tuane Pacheco

Ter um enfermeiro bem formado, competente e comprometido numa equipe de Saúde é contar com uma interface importante, tanto para o paciente quanto para o médico. E, nesse sentido, devo hoje destacar a bela parceria formada com a enfermeira Tuane Pacheco, aqui na Clínica Vita.

Tuane acompanha a minha clínica diária, me auxilia em todos os procedimentos e conhece todos os pacientes e as especificidades dos seus quadros, fazendo o devido acompanhamento das suas evoluções.

Diariamente posso perceber o quanto a relação de confiança e carinho que ela estabelece com esses indivíduos faz toda a diferença na adesão ao plano terapêutico – que muitas vezes é bastante desafiador, tanto para o paciente quanto para seus familiares. Quando o paciente está motivado e seguro do acompanhamento que está recebendo, isso, obviamente, também impacta positivamente nas respostas aos tratamentos.

Assim, hoje é dia de dar os PARABÉNS e de dizer MUITO OBRIGADA a essa minha parceira de trabalho, pela dedicação e zelo com que exerce suas funções aqui na Clínica Vita. E, através desse depoimento, deixar aqui as minhas homenagens a TODOS os enfermeiros que honram essa tão importante profissão.

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

6 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

6 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás