Uma especialidade com foco na autonomia do paciente

Novidades na Clínica Vita: em plena semana em que se comemora o Dia do Terapeuta Ocupacional (13/10), a gente vem aqui no blog dar os nossos parabéns a esses especialistas tão importantes nos processos de reabilitação e dividir, com nossos leitores, a alegria de contar com mais essa especialidade na nossa equipe multidisciplinar.

Isso mesmo, pessoal! Agora já temos Terapia Ocupacional na Clínica Vita – contando, inclusive, com a possibilidade de confecção de órteses de membros superiores em consultório.

“Nas abordagens da Neurorreabilitação, essa expertise (a Terapia Ocupacional) representa uma frente de ação muito importante”, ressalta a diretora clínica Simone Amorim, que lidera uma equipe que já conta com especialidades como: Neurologia, Neurologia Infantil, Neurofisiologia, Fisiatria, Enfermagem, Fonoaudiologia, Neuropsicologia e Psicologia.

O conceito de Neurorreabilitação, que norteia os trabalhos multidisciplinares da Clínica Vita, visa oferecer ao paciente com quadros crônicos na área neurológica os suportes terapêuticos necessários para a melhora, evolução e/ou adaptação, dentro das condições clínicas de cada indivíduo assistido.

Nessa linha, Simone ressalta a relevância do foco no ganho de autonomia pelo paciente, proporcionado pelo acompanhamento do terapeuta ocupacional: desde a avaliação em consultório, passando pela indicação (se necessário) de equipamentos e acessórios que facilitam a vida cotidiana, pela realização e prescrição de exercícios funcionais e podendo, até mesmo, dar suporte para as adaptações necessárias no ambiente físico pelo qual o paciente circula.

“Ajudar o indivíduo a se adaptar o melhor possível ao seu ambiente e a progredir na sua funcionalidade, tornando-se mais independente, dentro de suas possibilidades de ação, é fundamental quando temos em vista a qualidade de vida do paciente e a de seus familiares. Junto com cada conquista há também enormes ganhos na autoconfiança e na autoestima, beneficiando todo o processo de tratamento”, sublinha a médica.

Disqus Comments Loading...
Compartilhe

Recentes

Campanha alerta sobre impactos das dores de cabeça na qualidade de vida

"Mesmo que você tenha boas explicações para as suas dores, se você tem três ou mais episódios de dor de…

7 dias atrás

Enxaqueca é a segunda doença mais incapacitante do mundo

Dados atualizados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) neste ano apontam a enxaqueca como a segunda maior causa de…

2 semanas atrás

Autismo: desmistificar é o primeiro passo para a verdadeira inclusão

Abril é um mês dedicado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). No último dia 02, tivemos o Dia Mundial de…

2 meses atrás

Dieta cetogênica é recomendada no controle da epilepsia

Há importantes novidades no tratamento dos pacientes epilépticos. A Liga Brasileira de Epilepsia, em seu mais novo protocolo, incorporou a…

2 meses atrás

Down é a síndrome genética de maior incidência

A Síndrome de Down é uma síndrome genética decorrente da presença de um cromossomo a mais, no par 21 - por isso,…

2 meses atrás

Superexposição de crianças ao mundo digital preocupa especialistas

A superexposição desde cedo das crianças às telas eletrônicas vem preocupando profissionais de saúde em todo o mundo. Na opinião da…

2 meses atrás