Uso neurológico da toxina botulínica ganha destaque na mídia

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Compartilhe

A mídia vem descobrindo os benefícios terapêuticos da toxina botulínica e com a circulação dessas informações quem tem a ganhar são os pacientes. No último sábado, 4 de dezembro, a repórter Kátia Arima fez uma excelente matéria para o jornal O Estado de São Paulo e o portal UOL, sob o título “Para além da estética, o botox pode ser usado como uma medicação” (acesse clicando AQUI). A reportagem traz vários casos acompanhados por nós, aqui na Clínica Vita, ao longo dos nossos 12 anos de trajetória. A nossa diretora clínica, Simone Amorim, juntamente com o neurologista Pablo Nascimento, também foram ouvidos, como fontes médicas de referência nessa área.

Simone Amorim e Pablo Nascimento, especialistas no uso da toxina botulínica em quadros neurológicos crônicos: mais qualidade de vida para os pacientes

Com mais de 15 anos de experiência na área e tendo sido a primeira neurologista infantil no Estado de São Paulo a utilizar a terapêutica, Simone, que também é neurofisiologista e atualmente coordena o Ambulatório Infantil de Bloqueio Neuromuscular do Hospital das Clínicas, considera muito importante a divulgação de informações sobre os usos terapêuticos da substância.

“A Ciência Médica tem feito a sua parte, com muitas pesquisas ao longo dos anos, para o desenvolvimento de protocolos de utilização seguros e eficazes. São terapêuticas de grande impacto sobre a qualidade de vida do paciente neurológico crônico e, por isso, o que é preciso hoje é as pessoas terem conhecimento de que esta é uma alternativa que está à mão. Os veículos que abrem espaço para falar sobre isso estão de parabéns, pois prestam um grande serviço ao público”, opina a médica.

Os diversos relatos de pacientes ou seus familiares ouvidos na matéria corroboram com os apontamentos da especialista sobre os impactos na qualidade de vida. Menos dores, melhores respostas a outras terapias de reabilitação e melhores condições de manejo no caso dos que demandam cuidadores são alguns dos registros recorrentes nessas situações.

A paciente acompanhada pela Dra. Simone no pós-AVC contou a sua experiência para a reportagem

Pablo Nascimento – que além de integrar o Corpo Clínico da Vita, é responsável pelo Ambulatório de Bloqueio Neuromuscular do Hospital Santa Marcelina, em Itaquera – também considera de grande interesse social a abertura de espaço na imprensa para as pautas que possam levar mais esclarecimento sobre a Neurorreabilitação, de uma forma geral.

“Esse é um campo médico que tem passado por grandes evoluções nas últimas décadas e, até mesmo, nos últimos anos. Hoje, quando falamos de pacientes crônicos, ainda não falamos de cura, mas existe um arsenal muito maior de alternativas terapêuticas que fazem a diferença para as condições gerais desses indivíduos e permitem prognósticos mais positivos para a evolução dos seus quadros”, salienta.

Na reportagem sobre o uso da toxina botulínica na Neurologia, Pablo explica que, em quadros como enxaqueca ou nas inúmeras situações em que os pacientes apresentam espasticidade (“rigidez” muscular) ou distonia (contrações musculares involuntárias), a substância ajuda a diminuir o uso de outras medicações (o que sempre é desejável) e/ou previne complicações, existindo ainda situações em que até mesmo a necessidade de intervenções cirúrgicas chega a ser descartada, mediante as boas repostas dos pacientes.

“Muitos pacientes choram de felicidade nas consultas de retorno. O meu trabalho é gratificante”, diz o médico, ao final da matéria. Toda a equipe Vita sabe bem do que o especialista está falando e compartilha com ele o mesmo sentimento!

Abaixo, um print de um trecho da matéria do jornal O Estado de São Paulo. Para ler a reportagem completa, clique AQUI, neste link.

Essa publicação foi atualizada em 8 de dezembro de 2021 16:58

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Paralisia Cerebral: desafios e principais caminhos terapêuticos

A Paralisia Cerebral apresenta características e necessidades individualizadas, que exigem acompanhamento multidisciplinar e ajustado para cada caso. Veja as abordagens…

6 meses atrás

Como a Neuromodulação tem beneficiado pacientes com diversas condições

A Neuromodulação não invasiva tem ajudado pacientes com as mais diversas condições. O procedimento promove a plasticidade cerebral, através da…

6 meses atrás

Critérios para garantir uma aplicação segura de toxina botulínica

Hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios terapêuticos da toxina botulínica. Assim como já ocorreu…

1 ano atrás

Sinais, diagnóstico e tratamento da espasticidade na criança

Agora, uma conversa com pais e familiares. Espasticidade é o nome de um sintoma muito prevalente em crianças com comprometimentos…

1 ano atrás

Toxina botulínica: treinamentos com aulas práticas e estudos de casos na Clínica Vita

Não é por acaso que a Clínica Vita é atualmente o maior serviço privado do país na terapêutica com toxina…

1 ano atrás

Clínica Vita abre suas instalações para treinar médicos na terapêutica com toxina botulínica

Clínica Vita oferece treinamento a médicos de todo o país interessados na terapêutica com toxina botulínica na área neurológica. O…

1 ano atrás