Categorias: ArtigosNeurologia

Uso precoce de toxina ajuda crianças com paralisia cerebral

Compartilhe

Paralisia cerebral é um diagnóstico neurológico prevalente e muito frequente nos consultórios de Neurologia Infantil, em todo o mundo. As crianças acometidas podem  apresentar  quadros de atraso no desenvolvimento motor e cognitivo, espasticidade (contração exagerada e involuntária dos músculos), sialorreia (salivação excessiva), alterações comportamentais, distúrbios auditivos e visuais,  epilepsia, sintomas estes que são altamente comprometedores da sua qualidade de vida e do processo de reabilitação.

A espasticidade é um dos sintomas mais recorrentes. Originado de uma desordem neurológica por lesão das células cerebrais (os neurônios), onde existe uma perda da inibição cortical que leva a uma hipertonia (aumento do tônus muscular) com elevada contração mantida do músculo, o quadro leva a grande limitação de movimentos do(s) membro(s) afetado(s), causa dores e também eleva o gasto de energia para a realização de tarefas diversas.

Hoje, o consenso mundial para o tratamento da espasticidade diz que a intervenção deve ser o mais precoce possível, com medicações orais e também com a toxina botulínica, que é considerada o “padrão ouro” no tratamento desse sintoma.

A aplicação deve ser realizada tão logo se perceba a hipertonia muscular e se confirme o diagnóstico.

A intervenção visa reduzir a contração muscular, aumentar a amplitude dos movimentos, reduzir o gasto energético e evitar as deformidades de ossos e articulações, prevenindo assim as deformidades fixas que podem ocorrer a longo prazo, conforme verificado em crianças não tratadas.

A sialorreia também é outro sintoma que encontra controle muito eficaz no tratamento com a toxina botulínica, beneficiando a segurança (diminuindo riscos de engasgos), o conforto e o manejo do paciente.

Além disso, é muito importante que a criança com paralisia cerebral seja acompanhada por uma equipe multidisciplinar (médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, etc.).

Agende sua consulta com um de nossos especialistas!


* Campos obrigatórios

Produzido por
Clínica Vita

Assessoria de Comunicação

Recentes

Especialistas da Vita falam no maior evento de Neurologia Infantil do país

Especialistas da Clínica Vita darão palestras e workshops durante o Congresso Brasileiro de Neurologia Infantil, que acontece em Recife, de…

1 semana atrás

Dia da Paralisia Cerebral é celebrado com ações inclusivas em todo o mundo

Especialistas e pacientes da Clínica Vita participam do I Encontro do Dia Mundial da Paralisia Cerebral, em piquenique no Parque…

1 mês atrás

Dia de Conscientização terá piquenique para pacientes com Paralisia Cerebral

Dia 06 de outubro é Dia Mundial da Paralisia Cerebral e a Clínica Vita está organizando um piquenique para comemorar…

2 meses atrás

Como funciona a Estimulação Magnética para tratar a depressão

Reconhecida pelas autoridades nacionais e internacionais de Saúde, a EMT (Neuromodulação) é um procedimento moderno, eficaz e seguro nos tratamentos…

2 meses atrás

Depressão: o que esperar dos tratamentos disponíveis?

Hoje existem muitas alternativas para o tratamento da depressão, como: neuromodulação (EMT), psicoterapia e uso de medicamentos. Os caminhos terapêuticos…

2 meses atrás

A depressão “invisível” dos cuidadores de pacientes crônicos

A depressão entre cuidadores de pacientes crônicos é um problema recorrente, que precisa ser prevenido. Os impactos disso atingem todo…

2 meses atrás