Fonoaudiologia

O que é Fonoaudiologia?

É a área da ciência que estuda a comunicação humana através da voz, da fala, da linguagem e da audição, bem como o desempenho de funções vitais como: sucção, respiração, mastigação e deglutição (o ato de engolir).

A atuação do fonoaudiólogo também pode ser feita dentro de um plano multidisciplinar de reabilitação, em conjunto com profissionais de áreas como Neurologia, Nutrição, Fisioterapia, Neuropsicologia, etc.

Saiba mais

O fonoaudiólogo deve ser acionado quando se nota qualquer problema de comunicação, não apenas na fala, mas também na escrita, no aprendizado e nos níveis de atenção e dispersão, em qualquer faixa etária.

Muitas vezes, o encaminhamento ao fonoaudiólogo é feito por outros especialistas da área da Saúde.

Em outras situações, a procura do fonoaudiólogo se dá a partir de alguma percepção da escola, no caso das crianças, ou da própria família e dos círculos sociais em que a pessoa frequenta, onde são percebidas situações de dificuldades na comunicação.

Sim. O fonoaudiólogo é um profissional cujos pacientes podem ir da mais tenra idade, como os bebês ainda na fase de amamentação, passando pelas crianças e adolescentes, os adultos, até as pessoas idosas. A atuação do fonoaudiólogo, muito comumente, é feita em conjunto com outras áreas, como Neurologia, Pediatria, Odontologia, Fisioterapia, dentre outras.

Antes da fase escolar, os pais devem estar atentos às dificuldades para a criança começar a falar, ou, então, às trocas na fala que se estendem por mais tempo que o esperado.

Algumas alterações na fala, como pausas, hesitações e repetições, são comportamentos típicos da gagueira que, se detectados precocemente, a criança poderá desenvolver a fluência. Por isso, é importante procurar logo um fonoaudiólogo, iniciando um trabalho precoce.

No caso das crianças em fase escolar, problemas de desempenho e, até mesmo, de motivação e no relacionamento com colegas podem ser sinais de que há alguma situação onde a ajuda de um fonoaudiólogo poderá fazer toda a diferença. As terapêuticas podem ser fundamentais para as dificuldades de leitura/escrita, de aprendizado, atenção, concentração e memória, por exemplo.

Já nos adultos, as dificuldades mais notáveis na fala, muitas vezes, estão relacionadas com problemas ortodônticos, paralisia facial e sequelas do AVC (Acidente Vascular Cerebral), que costumam ser situações onde o fonoaudiólogo também tem uma atuação muito importante.

No processo de reabilitação desses pacientes, a questão da comunicação é importantíssima, sobretudo para o reestabelecimento da qualidade de vida, da sua autonomia e no convívio social.

Já em determinadas profissões, o desempenho e a saúde vocal costumam ser fatores decisivos para o sucesso profissional. Cantores, radialistas, ativistas políticos, professores e comunicadores em geral costumam contar com o apoio de um fonoaudiólogo.

Esse acompanhamento é importante para o uso eficaz da fala e, também, como fator preventivo de desgastes no aparelho vocal.

Nas pessoas idosas, por sua vez, o envelhecimento natural ou alguns quadros clínicos levam, muitas vezes, à perda de força para a deglutição e/ou “esquecimento”, exigindo acompanhamento e exercícios que visem a reabilitação nesse sentido. Eis aí mais um grupo junto ao qual o fonoaudiólogo pode intervir de maneira muito eficaz.

• Terapias de linguagem em casos de dislexia, dificuldades no aprendizado, leitura/escrita;
• Aperfeiçoamento vocal de profissionais que utilizam a voz (cantores, radialistas, professores, políticos, etc.);
• Alterações que levam a comprometimentos vocais, como pólipos e nódulos;
• Terapias com pacientes com alterações neurológicas, em quadros como AVC e demências (tais como senilidade, Alzheimer, etc.), que levam à dificuldades para engolir e/ou se comunicar;
• Realização de exames de audição e otoneurológicos;
• Reabilitação dos pacientes portadores de deficiência auditiva, indicação/ adaptação / seleção de aparelhos auditivos, reabilitação vestibular;
• Em terapias com crianças com dificuldades na fala: como trocas de fonemas, disfunções na articulação temporomandibular, etc.

Veja no Blog

Agende com um especialista

Fga. Joyce Fialho R. Ahouagi
Fga. Joyce Fialho R. Ahouagi
Especialista em Processamento Auditivo Central / Atualização Profissional UNIFESP
Agende sua consulta

Clínica Vita: Botox, Neurologia e referência em tratamentos especializados

R. dos Pinheiros, 498 – Conj. 81 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05422-000

(11) 2309-4590