Neurofisiologia 2018-06-08T23:11:06+00:00

Neurofisiologia

O que é Neurofisiologia?

A Neurofisiologia é uma subespecialidade da Neurologia, que se caracteriza principalmente pela perícia em exames que visam investigar as respostas do sistema nervoso central e periférico a determinados estímulos. Como exemplos de exames da área da Neurofisiologia Clínica, podemos referir:
o eletroencefalograma, os potenciais evocados, a polissonograma e a eletroneuromiografia (procedimento disponível na Clínica Vita, no qual temos nos tornado um centro de referência).

Saiba mais

Exatamente! A Nerofisiologia é, basicamente, o ramo científico que estuda o funcionamento do sistema nervoso. Como especialidade médica, ela é voltada para o diagnóstico e o tratamento de doenças que afetam tanto o sistema nervoso central, quanto o periférico – ou seja, o conjunto formado por cérebro, cerebelo, medula espinhal e nervos.

Em geral, o paciente chega ao neurofisiologista para a realização de exames específicos, a partir do encaminhamento de outro especialista que esteja conduzindo o tratamento ou a investigação diagnóstica dos sintomas e/ou queixas apresentados. Isso acontece porque a prática clínica da Neurofisiologia se caracteriza principalmente pela perícia em conduzir procedimentos (exames) que avaliam a resposta do sistema nervoso central ou periférico a determinados estímulos.

Inúmeras vezes, os exames conduzidos pelo Neurofisiologista são fundamentais para a conclusão de um diagnóstico seguro e um plano de tratamento mais assertivo e eficaz. A perícia do profissional que conduz o procedimento é, portanto, muito importante nesse processo, cabendo, muitas vezes, o intercâmbio de informações com o médico que acompanha o paciente.

• Eletroneuromiografia;
• Polissonografia (em breve).

Tire suas dúvidas