Pediatria 2018-06-28T21:20:57+00:00

Pedriatria

O que é Pediatria?

Pediatria é a especialidade médica que atende a criança desde o seu nascimento até o final da adolescência. Faz parte da Pediatria a prática da puericultura e também o diagnóstico e tratamento clínico das doenças que afetam a crianças.

Saiba mais

Puericultura é a área da pediatria que acompanha o crescimento, o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, a afetividade e a aprendizagem cognitiva da criança. Ela não só observa cada um desses aspectos, como também avalia como a criança se utiliza deles para se relacionar com as pessoas à sua volta. Com a puericultura, é possível detectar problemas precocemente, estabelecer diagnósticos de falha ou atraso do desenvolvimento em áreas específicas, e intervir positivamente diante das alterações que surgirem.

O pediatra é quem conversa com os pais e obtém as informações que, junto com o exame físico da criança, permitem avaliar a normalidade do desenvolvimento e estabelecer diagnósticos, às vezes com necessidade de exames complementares, conforme cada caso. Ele realiza a puericultura desde os primeiros dias de vida até a fase final da adolescência, e tem papel fundamental no suporte à amamentação, na orientação vacinal, na orientação sobre introdução de novos alimentos, e na vigilância dos fatores de risco ao crescimento e ao desenvolvimento da criança.

Muitas mães escolhem o pediatra já no final da gestação, levando os bebês à primeira consulta dois dias após a alta da maternidade. Após isso, são programados retornos frequentes para puericultura, conforme a idade do bebê ou da criança.

Geralmente, as consultas são semanais no primeiro mês, quinzenais no segundo mês, mensais até o sétimo ou oitavo mês, e, a partir de então, bimestrais. No segundo ano, as consultas são trimestrais; já a partir do terceiro ano, passam a ser semestrais.

Além das consultas de rotina, o pediatra atende a criança também quando ela apresenta problemas de saúde, investigando doenças e prescrevendo o tratamento mais adequado para cada faixa etária.

• Anemia;
• Alergia;
• Asma;
• Baixo ganho de peso;
• Doença do Refluxo Gastroesofágico;
• Diarreia;
• Infecções de vias aéreas superiores (otites, resfriados e sinusites) e inferiores (pneumonia);
• Infecção urinária;
• Obstipação intestinal;